05/08/2014 – Atualizado em 05/08/2014
Desde junho de 2013, as 13 peças gigantes, fabricadas na China, chegaram em lotes a Foz do Iguaçu, vindas de Porto Grande (RS),
Por: Da Redação/MC com fotos deNilton Rolin / Itaipu
Conforme foi anunciado na última semana pelo portal de notícias da Rádio Caçula -referente ao transporte até Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, sobre as três últimas peças gigantes que irão compor a estrutura operacional da empresa de Fertilizantes – os equipamentos já estão na estrada com destino a MS e saíram do lago de Itaipu.
A previsão para chegada ao destino final pode levar até 30 dias. Com a conclusão das entregas das peças, chega ao fim o transporte das 13 peças que estão sendo utilizadas na construção do megaempreendimento.
A maior das duas peças é a absorvedora de CO2, com 52,1 m de comprimento e 493 toneladas. O vaso de separação de gás é uma peça menor, com 148 toneladas, mas mais larga, com 6,95 m. Para garantir que as peças passassem com segurança, foi necessário que Furnas desativasse a energia das torres de transmissão durante algumas horas neste fim de semana.
Para que a balsa com as peças pudesse transpor o canal de navegação de Guaíra, em especial a ponte Ayrton Senna, foi preciso que o reservatório chegasse na cota 219,30.
Com a conclusão da travessia das peças, o trabalho da equipe é recompor as intervenções feitas na malha viária, com ajuda do Foztrans, Guarda Municipal e Marinha, retirar as estruturas montadas para o transporte e fazer a limpeza final.
“A Itaipu deu todo apoio a essa operação nas áreas de sua responsabilidade, que são da margem do Paraná ao aeródromo e na Avenida Tancredo Neves. Nos demais trechos, a responsabilidade ficou com a prefeitura e a Foztrans”, explicou Schwarz.
Peças gigantes
Desde junho de 2013, as 13 peças gigantes, fabricadas na China, chegaram em lotes a Foz do Iguaçu, vindas de Porto Grande (RS), para serem transportadas de balsa pelo reservatório. Elas serão utilizadas na UFN3 – Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 da Petrobras, localizada na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
De Foz do Iguaçu até o destino final, a travessia fluvial demora oito dias, em média.

-
Content section component
-
-