14.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Paulistas superam disputa com Rio, mas buscam final inédita na Copa do Brasil

Esporte – 12/06/2012 – 17:06

Na história de 24 edições da Copa do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro foram capazes de colocar dois representantes nas semifinais em 11 oportunidades – são os estados recordistas. Em 2012, foi a vez do futebol paulista alcançar o sucesso no torneio e, aliás, ficar com a soberania na rivalidade particular com os cariocas.

Com São Paulo e Palmeiras vivos, os paulistas chegam à semifinal da Copa do Brasil em dose dupla pela sexta vez (1997, 1998, 2000, 2001, 2002 e 2012). Em contrapartida, os cariocas conseguiram colocar dois representantes em cinco oportunidades (1993, 1995, 2006, 2007 e 2008).

Ao técnico Emerson Leão, do São Paulo, a ordem é exaltar a boa fase dos paulistas, que também estão em alta com a semifinal entre Corinthians e Santos pela Libertadores-2012, apesar do péssimo desempenho no início do Brasileirão, com Timão e Verdão nas últimas colocações. “Os paulistas vão se cruzar agora na Libertadores. Podiam fazer a final, mas não deixam. E isso pode acontecer na Copa do Brasil. Acho que é a prova que o planejamento está bom, o resultado está bom, mas não pode acomodar, tem que continuar correndo atrás, mesmo que saiba que seu time é competitivo”, comenta.

Ainda assim, o futebol carioca conta com marcas na Copa do Brasil que ainda são desejadas pelos paulistas. A principal delas foi colocar dois representantes na decisão do torneio. Em 2006, Flamengo e Vasco decidiram o título. Agora, São Paulo e Palmeiras podem repetir uma decisão caseira, desde que passem nas semifinais por, respectivamente, Coritiba e Grêmio.

Ao São Paulo, a Copa do Brasil ainda é uma competição a ser explorada melhor. O Tricolor chegou à decisão apenas em 2000, quando acabou derrotado pelo Cruzeiro. Também foi eliminado na semifinal em 2002. Seu adversário agora será o Coritiba, finalista no ano passado e semifinalista em outras três oportunidades.

A tradição palmeirense na Copa do Brasil é maior. Em 1998, o Verdão foi campeão diante do Cruzeiro, com o inesquecível gol de Oséas nos instantes finais. Contra o mesmo adversário, perdeu a decisão de 1996. Por fim, esteve na semifinal em 1992, 1997 e 1999. Na próxima etapa, o Alviverde enfrenta o grande “bicho-papão” do torneio: o Grêmio faturou o título quatro vezes.

“Sabemos que o futebol paulista vem um pouco mais à frente há alguns anos, mas nas finais não tem favorito. Então, temos de colocar os pés no chão e jogar com força toda para buscar as vitórias”, analisa Luan, atacante do Palmeiras.

A decisão de um torneio nacional diante de um rival regional também traz uma pitada extra de dificuldade e pressão em função da rivalidade. O palmeirense Luan evita, portanto, torcer por um confronto contra o São Paulo na Copa do Brasil. “Não estou pensando ainda em quem vai vir na final. Estamos focados primeiro em passar pela semifinal, que vai ser uma guerra. Temos que trabalhar e dar o máximo para sair com a vitória”, confirma.

O Rio de Janeiro tem outro recorde na história da Copa do Brasil que não será quebrado em 2012. O estado foi o único a contar com três semifinalistas. Em 2006, no ano em que Flamengo e Vasco foram para a decisão, o Fluminense também esteve entre os quatro melhores.

Fonte: Gazeta Esportiva/FB

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...