22.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de outubro, 2025

“Passos Pela Vida” conscientiza sobre doação de órgãos

Neste domingo (15), às 8h, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), promove a 1ª Caminhada Passos Pela Vida no Parque dos Poderes, em Campo Grande. A iniciativa, realizada em parceria com diversas instituições, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e córneas.

O ponto de encontro será no Espaço de Múltiplo Uso – Arquiteta Zuleide Símabuco Higa, próximo ao Corpo de Bombeiros no Parque dos Poderes. A ação está alinhada à Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece entre 21 e 27 de setembro, período dedicado à promoção desse tema fundamental.

Com o intuito de enfrentar tabus e preconceitos relacionados à doação de órgãos, a campanha busca aumentar a conscientização, já que atualmente 70% das pessoas ainda recusam a doação. A caminhada será um espaço para diálogo e esclarecimento, incentivando a adesão à causa. Além disso, o evento marcará o lançamento do projeto piloto da Fundesporte, “+Saúde e Atividade Física” com Amigos do Parque, que levará atividades de lazer itinerantes ao Parque dos Poderes, visando promover saúde, qualidade de vida e bem-estar através da prática de exercícios físicos.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacoa a importância da conscientização em torno do tema, enfatizando o impacto positivo que a doação de órgãos pode gerar. “Precisamos desmistificar a doação de órgãos e tecidos, que salva vidas e traz esperança para tantas famílias. A Caminhada Passos Pela Vida é uma oportunidade de unir saúde, esporte e solidariedade em prol dessa causa nobre”.

Já diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, frisa o papel fundamental de mobilizar a sociedade em torno da doação de órgãos e tecidos, usando o esporte como uma plataforma de transformação social. “Nosso objetivo vai além da conscientização. Queremos iniciar um movimento contínuo que mude a forma como as pessoas enxergam a doação de órgãos. Com iniciativas como a Caminhada Passos Pela Vida, buscamos incentivar cada vez mais indivíduos a se tornarem doadores, contribuindo para salvar vidas e promover uma cultura de solidariedade e empatia”.

Quem quiser participar da 1ª Caminhada Passos Pela Vida é só chegar um pouco antes das 8h para a concentração no Espaço de Múltiplo Uso – Arquiteta Zuleide Símabuco Higa. A participação é gratuita e aberta ao público.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instituto Pedro Arantes pode se tornar de utilidade pública estadual

Projeto apresentado na Assembleia visa fortalecer ações de inclusão social por meio do esporte em Três Lagoas

Mais 190 estudantes são chamados para apresentar documentos do MS Supera

Programa concede bolsa mensal a alunos de baixa renda; envio deve ser feito até 20 de outubro pelo site oficial

Setor de serviços cresce pelo sétimo mês seguido e renova recorde em agosto

Atividade atinge maior nível da série histórica, impulsionada por transportes, turismo e serviços profissionais, segundo o IBGE