Geral – 04/09/2012 – 17:09
Os bebês que foram abandonados em dois locais diferentes de Goiânia passam bem e não correm risco de morte. Eles estão internados no Hospital Materno Infantil (HMI) e o menino, que pesa 3,2 kg, já está sendo chamado de Guilherme. A menina tem 2,6 kg e ainda não ganhou um nome.
“São crianças que não têm sinal de machucado e estão bem. Possivelmente foi um parto espontâneo, sem maiores complicações”, diz o diretor do HMI Ivan Isac.
O caso dos abandonos chocou a cidade. O menino foi resgato por policiais militares em frente a um condomínio no Setor Leste Vila Nova. Moradores e um grupo de coletores de lixo acionaram a Polícia Militar (PM).
Segundo o motorista do caminhão de lixo, Arlan Barreto Amaral, 33 anos, eles foram chamados por um homem que indicou um local para recolherem o lixo e viram o bebê. “Ela estava jogada no chão, de cabeça para baixo, com dois sacos de lixo em volta. Estava sem roupas, toda suja de sangue e chorava muito”, afirma.
Já a garotinha estava na região oeste da capital. Ela estava a poucos metros de uma mancha de sangue em uma calçada, possivelmente o local onde foi realizado o parto.
A primeira pessoa a ver a recém-nascida foi a dona de casa Maria Rosa. Foram os latidos dos cachorros que fizeram com ela se levantasse. Chegando ao portão, ela viu a bebê do outro lado da rua, ainda com muito sangue e tremendo de frio.
“Eu tremi demais. Ela tava tremendo e chorando e depois que a embrulhei ela ficou caladinha. Eu vi aquela criançinha jogada no meio da calçada no meio da madrugada, é muito triste”, relata.
Segundo a direção do hospital, as crianças vão permanecer na unidade por pelo menos dois dias enquanto o Conselho Tutelar procurar por alguma informação sobre a família delas. Caso isso não aconteça, elas deverão ser transferidas para o Condomínio Sol Nascente, no Setor Pedro Ludovico. Se nenhum familiar aparecer, elas serão encaminhadas à adoção.
Investigação
Os dois casos vão ser investigados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sinele Lemes, as equipes da polícia já estão nos locais em busca de mais informações sobre os casos. “Nós estamos investigando para chegarmos à autoria desses dois crimes”, afirma.
Segundo ela, a polícia trabalha com o crime de abandono de incapaz: “Vão ser analisadas as circunstâncias nas quais essas crianças foram deixadas para verificarmos se configura tentativa de homicídio”.
Fonte: Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera