04/12/2013 – Atualizado em 04/12/2013
Por: Assessoria
Representantes do Conselho Municipal do Idoso (CMDI) e da diretoria do Lar dos Velhos Eurípedes Barsanulpho reuniram-se, na manhã desta terça-feira (3), com os vereadores, para apresentar reivindicações de alterações na lei municipal, visando possibilitar a captação de recursos de pessoas físicas e jurídicas para reestruturação financeira e ampliação de 20 vagas no atendimento na entidade.
Segundo informaram aos parlamentares, a lei municipal 2.148, de 2007 – que criou o Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso – precisa ser revisada para que se adeque à legislação federal de 2010, permitindo a captação de recursos privados e promovendo mudanças sobre a gestão do Fundo do Idoso. Com estas medidas, eles avaliam que não só o Lar, mas outros serviços filantrópicos de assistência ao idoso poderão ser beneficiados com recursos privados, sem que onere os cofres municipais.
O presidente da Câmara, Jorginho do Gás (PSDB), entregou a minuta do projeto apresentado pela comissão para análise jurídica e se comprometeu, junto com os outros parlamentares, a solicitar uma reunião com a prefeita Marcia Moura, visando encaminhar as reivindicações do Lar dos Velhos. Atualmente, a instituição atende 31 idosos e conta com repasses que não cobrem as despesas, tendo que recorrer a promoções e doações para sobreviver. Além disso, ganhou espaço novo construído com verbas de compensação da Eldorado Brasil, para ampliar 20 vagas, mas não tem como receber novos idosos, pois o custo mensal destas novas vagas chegaria a R$ 480 mil por ano.
Outro compromisso dos parlamentares foi discutir com a prefeita um repasse maior para a instituição, antes de votar o projeto que autoriza o convênio, ainda este ano.



