20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 4 de setembro, 2025

Parceria entre Brasil e Interpol mira fortalecimento da segurança global

Durante visita à sede da Interpol nesta segunda-feira (9), em Lyon, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma declaração de intenções com a organização policial internacional para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado. O acordo prevê o fortalecimento de operações conjuntas, modernização das forças de segurança e a proteção de grupos vulneráveis.

Segundo Lula, a globalização tem facilitado a articulação de redes criminosas transnacionais, exigindo respostas multilaterais urgentes. “A criminalidade está evoluindo a uma velocidade sem precedentes. Nenhum país sozinho conseguirá debelar a criminalidade transnacional”, afirmou.

A parceria inclui iniciativas para o desmantelamento de organizações criminosas, combate à lavagem de dinheiro e uso de tecnologia avançada para modernizar instituições de segurança pública no Brasil e na América Latina.

Durante a cerimônia, Lula condecorou o brasileiro Valdecy Urquiza com a Ordem de Rio Branco no grau de Grande Oficial. Urquiza, delegado da Polícia Federal, assumiu em novembro de 2024 o cargo de Secretário-Geral da Interpol — o primeiro representante de um país em desenvolvimento a liderar a instituição em seus 100 anos de história.

Urquiza anunciou a criação de uma força-tarefa internacional, resultado de articulação com chefes de polícia da América do Sul, para enfrentar redes criminosas transnacionais. “Nosso objetivo é claro: enfraquecer as estruturas de comando dessas organizações, interromper seus fluxos financeiros e responsabilizar seus líderes”, explicou.

A Interpol atua na investigação de crimes como tráfico de seres humanos, exploração sexual infantil, tráfico de drogas e armas, crimes cibernéticos e ambientais. Apenas no último ano, seus bancos de dados foram consultados mais de 8 bilhões de vezes por agências de segurança em todo o mundo.

Durante o evento, a organização entregou a Lula uma medalha em reconhecimento à sua atuação no enfrentamento ao crime transnacional.

A cerimônia encerrou a visita oficial de Lula à França, iniciada em 5 de junho. Ao longo da viagem, o presidente participou de eventos culturais, encontros com empresários, assinou cerca de 20 acordos bilaterais com o governo francês e participou da Conferência da ONU sobre os Oceanos. A comitiva retorna a Brasília na noite desta segunda-feira.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas pode ter clima instável e aumento de nebulosidade nesta quinta-feira

Cidade terá sol, aumento de nebulosidade e chance de chuvas isoladas, onde previsão aponta ventos fortes e variação térmica em Mato Grosso do Sul

12 Escolas municipais são finalistas do prêmio MS Alfabetiza 2025

Município lidera ranking estadual com o maior número de instituições classificadas entre as 30 melhores em alfabetização Três Lagoas celebra um marco histórico na educação...

Jovem é esfaqueada no rosto, pescoço e coluna em brutal ataque no São João

Vítima de 22 anos perdeu muito sangue, mas sobreviveu após socorro do SAMU, onde polícia investiga o caso como tentativa de feminicídio