31.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Parceria busca produção nacional de remédio contra leucemia

Geral – 19/04/2012 – 13:04

Objetivo é tornar o país autossuficiente em produtos essenciais para a população

Um acordo entre dois laboratórios públicos e cinco privados prevê a transferência de tecnologia para a produção nacional do medicamento mesilato de imatinibe, usado para o tratamento de leucemia mieloide crônica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou à Agência Brasil nesta quarta-feira que o objetivo da parceria é tornar o país autossuficiente em produtos considerados essenciais para a população.

Segundo ele, a expectativa é de que, em quatro anos, a produção do remédio seja suficiente para suprir a demanda de pacientes no país.

  • Além da inovação tecnológica e da geração de empregos, passar a produzir o mesilato de imatinibe no Brasil vai significar uma economia de até US$ 70 milhões para o Ministério da Saúde, uma vez que negociamos também um preço menor com a possibilidade de atender mais pessoas no Sistema Único de Saúde.

Padilha lembrou que a saúde demanda atualmente 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além de concentrar de 30% a 35% de todo o esforço de inovação tecnológica do país e mais de 10% da força de trabalho de nível superior.

  • Nosso programa de aids, um dos mais amplos do mundo na oferta de medicamentos gratuitos, só é possível e sustentável porque metade dos medicamentos que oferecemos de graça é produzida aqui no Brasil.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anvisa suspende 10 lotes da fórmula infantil Alfamino 400g da Nestlé

Medida foi tomada após identificação de selênio e iodo acima dos limites permitidos, produtos deverão ser recolhidos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou...

UFMS divulga terceira chamada do Vestibular e do Passe 2026

Matrícula deve ser feita de forma online e candidatos precisam anexar documentação exigida no edital A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou...

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos