18.7 C
Três Lagoas
domingo, 5 de julho, 2026

Paralisação nacional de professores deixa 80 mil sem aulas em Cuiabá

Educação – 14/03/2012 – 11:03

Trabalhadores das redes estadual e municipal de educação de Mato Grosso participam de uma mobilização nacional para melhorias na educação pública do país.

As atividades nessas escolas devem ficar paralisadas até sexta-feira (16) e apenas em Cuiabá, cerca de 80 mil alunos devem ficar sem aulas neste período.

Conforme Helena Maria Bortolo, presidente do Sindicato dos Professores de Cuiabá (Sintep), o movimento é em protesto contra o não cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério e exigir que os prefeitos e governadores cumpram a lei e paguem o piso salarial da categoria.

“Além disso, também queremos a ampliação do investimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5 para 10% na educação”, explicou.

Ainda de acordo com a presidente do Sintep, os educadores devem explicar o movimento para pais e alunos durante todo o dia, além de promover debates sobre o tema.

Segundo Helena Maria, uma passeata também está prevista durante a paralisação.

“Hoje nós estaremos nas escolas, mas amanhã às 14h nós faremos uma panfletagem na pra Alencastro e depois seguiremos em passeata até a Secretaria Extraordinária da Copa do (Secopa)”, garantiu.

Ainda de acordo com o Sintep, na capital cerca de 95% das escolas públicas aderiram ao movimento e no restante do estado a paralisação tem números semelhantes.

Durante os três dias, não haverá aulas nas escolas.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem morre após moto de alta cilindrada colidir contra poste em avenida de Três Lagoas

Acidente aconteceu próximo ao antigo Posto São Luís, onde vítima, de aproximadamente 20 anos, morreu no local e circunstâncias da colisão serão investigadas pela polícia

Mutirão da Limpeza chega à Vila Haro e reforça combate à dengue em Três Lagoas

Após concluir os trabalhos no Guanabara, ação da Prefeitura disponibilizará caçambas no bairro a partir de segunda-feira para incentivar o descarte correto de materiais

Vítima de esfaqueamento durante briga entre amigos no SetSul é identificada

Wesley Lopes Miguel, de 32 anos, foi atingido por duas facadas durante uma briga após uma noite de consumo de bebidas alcoólicas, onde autor permaneceu no local, confessou o crime e alegou legítima defesa