22 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Paralisação nacional de professores deixa 80 mil sem aulas em Cuiabá

Educação – 14/03/2012 – 11:03

Trabalhadores das redes estadual e municipal de educação de Mato Grosso participam de uma mobilização nacional para melhorias na educação pública do país.

As atividades nessas escolas devem ficar paralisadas até sexta-feira (16) e apenas em Cuiabá, cerca de 80 mil alunos devem ficar sem aulas neste período.

Conforme Helena Maria Bortolo, presidente do Sindicato dos Professores de Cuiabá (Sintep), o movimento é em protesto contra o não cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério e exigir que os prefeitos e governadores cumpram a lei e paguem o piso salarial da categoria.

“Além disso, também queremos a ampliação do investimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5 para 10% na educação”, explicou.

Ainda de acordo com a presidente do Sintep, os educadores devem explicar o movimento para pais e alunos durante todo o dia, além de promover debates sobre o tema.

Segundo Helena Maria, uma passeata também está prevista durante a paralisação.

“Hoje nós estaremos nas escolas, mas amanhã às 14h nós faremos uma panfletagem na pra Alencastro e depois seguiremos em passeata até a Secretaria Extraordinária da Copa do (Secopa)”, garantiu.

Ainda de acordo com o Sintep, na capital cerca de 95% das escolas públicas aderiram ao movimento e no restante do estado a paralisação tem números semelhantes.

Durante os três dias, não haverá aulas nas escolas.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...