27 C
Três Lagoas
sábado, 25 de abril, 2026

Paralisação na Termoelétrica Luiz Carlos Prestes em Três Lagoas

16/04/2015 – Atualizado em 16/04/2015

Paralisação aconteceu nas 27 capitais do país em revindicação ao projeto de lei 4330

Por: Ana Carolina Kozara com informações do repórter Carlos Silva

Esta quarta-feira (15), ficou conhecida no meio petrolífero como o dia nacional da paralisação contra o projeto de lei 4330, os atos e paralisações liderados pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) aconteceram nas 27 capitais do país e o sindicato afirma que não irão parar até derrubarem o projeto.
Os funcionários da Usina Termoelétrica Luiz Carlos Prestes, localizada em Três Lagoas, aderiram à causa e lideradas pelo sindicato dos petroleiros do estado de São Paulo em conjunto com a CUT, realizaram manifestações em frente usina.

De acordo com informações do senhor Gilmar Cardoso Silva, diretor do sindicado dos petroleiros, na cidade a manifestação acontece por dois motivos, um deles em apoio à causa nacional, em ato contra o projeto de lei 4330 que regulariza a terceirização dos trabalhos no serviço publico, pratica esta proibida atualmente por sumulas da justiça do trabalho.

A CUT tem o objetivo de pressionar o congresso para que aprovem as emendas que acabem com este projeto e com outros que tenham relação com a terceirização no serviço público no país.

O segundo motivo diz respeito à oposição dos trabalhadores em relação ao desinvestimento da Petrobras, que tem planos de vender seus ativos e o sindicato é contra esta prática.

A adesão dos funcionários na Mobilização

Dentre os funcionários adeptos à causa, o sindicato estima que a adesão é superior a 70 %, acreditando que se aproxime do numero de 80% dos trabalhadores.

O funcionamento da empresa

Os funcionários que estavam trabalhando no turno da madrugada, permaneceram em serviço por mais tempo e trocas de turno foram realizadas para respeitar a determinação de 20 % dos trabalhadores em operação.

Houve queda na produtividade?

De acordo com Luiz Carlos, por se tratar de uma usina termoelétrica, não existe uma queda de produtividade uma vez que os equipamentos estejam operando normalmente, afirma que uma queda na produção pode acontecer caso haja quebra dos equipamentos e haja a necessidade de intervenção técnica, porem como não existiu este tipo de ocorrência a produtividade da usina continuou dentro da normalidade.

Frente da Petrobras onde ocorreu a manifestação. Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ladrão de fios de cobre é preso em hotel de Três Lagoas pela Rádio Patrulha

Suspeito foi flagrado com material furtado e droga durante ocorrência de perturbação do sossego

Mais de 3,5 milhões podem perder desconto na conta de luz por cadastro desatualizado

Mudanças nas regras da Tarifa Social exigem atenção imediata de famílias de baixa renda em todo o país

Três Lagoas investe R$ 1,8 milhão para zerar filas de exames e cirurgias

Parceria com a iniciativa privada amplia atendimentos pelo SUS e acelera diagnósticos na rede pública