32.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de outubro, 2025

Para setor de transporte, mudança na lei dos caminhoneiros é positiva

03/05/2014 – Atualizado em 03/05/2014

Por: Correio do Estado

O setor de transporte em Mato Grosso do Sul considera positiva a aprovação pela Câmara dos Deputados da nova lei dos caminhoneiros. Na noite de terça-feira (29), os parlamentares aprovaram projeto que aumenta de 4 horas para 5 horas e meia o tempo máximo ao volante e altera as regras de descanso do motorista profissional, além de outras modificações.

O texto aprovado pela Câmara é um substitutivo de outros dois projetos (4.246/12 e 5.943/13), que propõem mudanças na Lei 12.616/12, que trata sobre o exercício da profissão de motorista. O substitutivo é de autoria do deputado Jovair Arantes (PTB/GO), relator pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Conforme a proposta aprovada na terça-feira, o caminhoneiro deverá dirigir pelo período máximo de 5,5 horas contínuas e não mais pelas 4 horas previstas na Lei 12.616. O texto também define que, a cada seis horas no volante, o motorista deverá descansar 30 minutos.

Esse intervalo poderá ser dividido, desde que o tempo contínuo na direção seja de 5,5 horas contínuas.

O projeto prevê, ainda, que o descanso obrigatório (de 11 horas a cada 24 horas) também poderá ser fracionado, desde que o primeiro período seja de 8 horas ininterruptas. As três horas restantes poderão ser divididas em intervalos de 30 minutos e o motorista descansar no veículo. A reportagem é de Osvaldo Júnior.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Outubro Rosa: O alerta urgente pela saúde da mulher

Diagnóstico precoce é o fio que tece a cura. O tempo de agir é o quanto antes Chegou o mês que pinta o mundo com...

Jornalista tem moto roubada em assalto armado em Três Lagoas

A moto ainda não foi localizada. Quem tiver qualquer informação pode ajudar a polícia com informações Na noite desta terça-feira (30), a jornalista Gabriela Rufino,...

Jovens vereadores arrecadam mais de 1 mil litros de leite em campanha solidária

Encerramento da ação “Nutrição que acolhe” marcou a 4ª sessão do Parlamento Jovem com destaque para doações ao asilo pelo Dia do Idoso