25/10/2013 – Atualizado em 25/10/2013
Por: Ata News
Vítima de bullying, um garoto de 14 anos decidiu ir para aula armado com uma faca, na manhã desta quinta-feira (24), em Castilho. A diretora da escola estadual tomou conhecimento que aluno estava portando uma arma e acionou a Polícia Militar.
O menino foi surpreendido por funcionários que encontraram a faca escondida dentro da mochila escolar dele. (Veja galeria de fotos) Diante do flagrante, o adolescente alegou que teria levado a faca ao colégio por estar cansado de sofrer bulling por parte de outros alunos.
A arma seria usada para intimidar os autores. O menor foi encaminhado à delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência de porte de arma branca. Ele prestou depoimento e foi liberado ao responsável.
VIOLÊNCIA
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
PESQUISA
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.
O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho. (Fonte: Brasil Escola)
