22.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Para inibir arremessos de ilícitos, cerca perimetral é instalada na Penitenciária de Três Lagoas

Três Lagoas (MS) Com o objetivo de melhorar a segurança da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas (PTL), uma cerca perimetral de 750 metros de extensão foi construída para evitar aproximação de pessoas aliciadas pelo crime organizado para arremessarem materiais proibidos, tais como entorpecentes, celulares e objetos ilícitos para o lado de dentro da unidade penal.

“Construímos a cerca com palanques de eucalipto tratado e arame farpado, com o distanciamento de 15 cm entre os fios, e com uma altura de 1,80 metros, o que fica impossível a passagem de uma pessoa por entre os fios”, explica o diretor, Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho. Os palanques  foram pintados de branco, e instaladas placas de advertência, alertando sobre o perigo de aproximação e permanência no local.

Projeto contou com mão de obra especializada e garante maior segurança contra arremessos

Quanto ao resultado positivo que a cerca perimetral proporcionou, segundo o diretor, foi uma redução muito significativa nos arremessos de drogas. “Antes da construção da cerca, por exemplo, somente no ano de 2020, conseguimos apreender um total de 24,5 kg de substância análoga à maconha, e mais de uma dezena de celulares, os quais foram arremessados e recolhidos no pátio pela equipe de segurança”, enfatiza.

Conforme o dirigente, os arremessos praticamente foram zerados. “Foram três tentativas infrutíferas de arremessos, mas, por conta do aumento significativo da distância, os objetos não chegaram aos pavilhões”, comenta Raul .

Placas de advertência foram instaladas durante a extensão da cerca perimetral

A penitenciária de Três Lagoas está localizada na zona rural do município, numa área de floresta natural em todo o seu entorno, daí então a necessidade da construção da cerca perimetral para evitar a aproximação de pessoas na muralha de segurança. “Isso proporcionou mais segurança tanto para os policiais penais que trabalham na vigilância da muralha, quanto para os que trabalham nas equipes plantonistas da segurança interna. Tudo isso é fruto de uma gestão, em conjunto, com os servidores e a direção da Agepen, objetivando melhorar a segurança de todos”, finalizou Raul.

Informações Governo do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.