34.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Para Gurgel, PSD não tem direito ao fundo partidário

Política – 10/04/2012 – 07:04

Sigla pediu nova divisão pelo tamanho de sua bancada na Câmara. Para Gurgel, PSD não tem direito a fatia proporcional do fundo partidário. Decisão sobre rateio do dinheiro e tempo de TV será proferida pelo TSE. 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou nesta segunda-feira (9) parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que opina contra o pedido do PSD para ter direito a uma parcela do fundo partidário proporcional a sua bancada na Câmara.

A sigla foi criada em setembro do ano passado e conta hoje com 55 deputados federais (47 em exercício) e argumenta que tem direito ao rateio proporcional. O partido argumenta que, juntos, seus parlamentares tiveram mais de 4,6 milhões de votos nas eleições de 2010.

Para o procurador, o partido não tem direito à fatia proporcional porque, na época, os deputados foram eleitos por outras legendas. Gurgel diz que a legislação só libera a fatia proporcional aos partidos que disputaram regularmente as eleições gerais e tiveram resultado final apurado pela Justiça Eleitoral.

“A representação [partidária] aqui, para efeito do direito pleiteado, é aquela decorrente da disputa eleitoral, da qual haja o partido participado regularmente. A despeito de constituir a terceira maior bancada, o Partido Social Democrático ainda não se submeteu ao teste das urnas”, disse o procurador-geral.

A decisão será tomada pelo plenário do TSE, que também vai analisar se a divisão proporcional à quantidade de votos será aplicada também ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

O fundo partidário é formado com recursos recebidos de multas, doações e com repasses da União. A menor parte do dinheiro (5%) é distribuída de forma igual entre os partidos. Outros 95% são divididos na proporção dos votos obtidos pelas legendas que participaram da última eleição.

A Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão do TSE elaborou uma tabela que identifica as legendas que poderão ter os percentuais de participação no Fundo alterados, caso o PSD entre na divisão, e opinou pela participação da nova sigla no rateio.

Fonte: Débora Santos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara de Três Lagoas devolve R$ 11,5 milhões à Prefeitura e supera capital em economia pública

Gestão se destacou pela transparência e destinação social dos recursos, com verba voltada ao atendimento de crianças com autismo.

Câmeras registram furto de motocicleta em frente a mercadinho no Santa Rita

Imagens mostram o momento em que suspeito empurra o veículo e foge, onde polícia pede ajuda da população para localizar a moto.

PRF flagra ônibus sem para-brisa e em condições precárias na BR 158

Veículo trafegava com frente destruída e motorista usava capacete e óculos para se proteger durante viagem.