22.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Para conter rebelião na Unei, Choque usa granadas de efeito moral e ‘carga de cassetete’

15/03/2014 – Atualizado em 15/03/2014

Plano de fuga dos internos foi descoberto e eles promoveram rebelião, sendo contidos à força

Correio Do Estado

O Batalhão de Choque foi obrigado a utilizar granadas de efeito moral e ”uma carga de cassetete” para conter os internos da Unei Dom Bosco (Casa de Guarda Educacional), em Campo Grande, que fizeram motim na noite de ontem (14) e passaram a atirar pedras, ferros e madeira – retirados de janelas e portas – contra os policiais.

A reação dos menores infratores, do Pavilhão B, ocorreu porque funcionários descobriram que eles estavam prestes a fugir.

Eles arrebentaram os cadeados com haste de ferro dos ventiladores e aguardavam os servidores adentrarem no pavilhão para rendê-los.

Com a descoberta do plano, os internos se revoltaram e passaram a quebrar janelas, portas e colocaram fogos nos colchões e roupas. Deixando um rastro de destruição (veja vídeo abaixo)

A Polícia Militar e equipes dos bombeiros foram chamados, além da equipe Rocam e Rotac.

Com a chegada do Batalhão de Choque os menores não se intimidaram e se recusaram a entrar nas celas, xingando os policiais de ”porcos”.

Com o fogo controlado pelos bombeiros, foi dada ordem para que os policiais adotassem formação de invasão e entrassem no pavilhão. Estes foram recebidos a pedradas, tendo a tropa utilizado granadas de efeito moral.

Mesmo assim os internos continuaram a reagir contra o Batalhão de Choque. Foi, então, dada ordem para uma ”carga de cassetete”, sendo atingido cinco dos rebelados.

Os menores acataram a ordem e entraram na cela. Feita a conferência, verificou-se que não havia ocorrido nenhuma fuga. Os líderes do motim foram levados para a delegacia.


Tropa de choque durante vistoria na Unei Dom Bosco, no ano passado

https://youtube.com/watch?v=b5wd9lyg6LA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado projeta avanço da UFN-3 e grandes obras estratégicas em 2026

Governo de MS aposta na retomada da fábrica de fertilizantes e em projetos logísticos para impulsionar a economia Mato Grosso do Sul inicia 2026 com...

Governo endurece regras para venda de trembolona e outros medicamentos veterinários

Nova norma cria controle especial para coibir uso indevido de remédios por humanos Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2) estabeleceu...

Casos no exterior acendem alerta para possível reintrodução do sarampo em MS

Estado segue sem confirmações da doença, mas fronteira internacional e registros importados mantêm vigilância em alta Mesmo reconhecido como área livre de sarampo, o Brasil...