24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 21 de maio, 2025

Para consultor, país deve exportar sua moda piriguete

Geral – 12/11/2012 – 17:11

A edição outono-inverno 2013 do Fashion Rio foi das mais irrelevantes em termos de desfiles. Por outro lado, o circuito de encontros empresariais e de tendências nunca esteve tão movimentado. Sinal de que mudanças virão, para o bem do evento.

Numa das reuniões organizadas pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Antonio Haslauer, consultor brasileiro radicado em Nova York, tocou num assunto central para as marcas nacionais que querem o mercado externo.

“O problema das marcas nacionais é que muitas delas são grandes lojas. Oferecem uma gama imensa de produtos, sem foco. Também falta continuidade. Os compradores de fora procuram uma identidade continuada”, diz o consultor, que trabalhou neste ano com a loja americana Macy’s para o projeto “Brasil: a Magical Journey”.

O assunto é importante porque nos próximos anos, com as mudanças de calendário que colocam as semanas de moda brasileiras no mesmo período das internacionais, e a proximidade de grandes eventos esportivos, o Brasil e suas imagens de moda estarão mais no holofote do que nunca.

De abril a junho de 2013, a centenária multimarcas Le Bon Marché irá promover a moda brasileira, por meio de um projeto com a Apex-Brasil, agência brasileira de promoção de exportações.

Entre as ações do projeto “Le Brésil Rive Gauche” está a venda de marcas nacionais no endereço parisiense. A lista de grifes não está fechada, mas a Folha apurou que Reinaldo Lourenço é uma delas.

“A questão é o que mostrar. Tomo como exemplo a Itália, que assumiu o estilo ‘periguete’ das mulheres de lá. Marcas como Cavalli e Versace fizeram dessa estética sexy um grande negócio. Por que as marcas daqui ainda não estudaram formas de exportar o estilo ‘periguete brasileira’? Não precisa ter conotação vulgar, poderia ser um grande negócio”, diz Haslauer.

 

Editoria de Arte/Folhapress

 

Outono/Inverno no Fashion Rio

Já Angela Hirata, consultora responsável pela internacionalização da Havaianas, aponta a importância de estratégias localizadas.

“O primeiro passo é encontrar representantes em cada país para cada nova operação. É preciso respeitar as barreiras culturais e adaptar-se a elas”, afirma.

Em outro encontro, esse mediado por Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio, lojistas da feira de negócios Rio-à-Porter ouviam discussões sobre o mesmo tema.

Oskar Metsavaht, da Osklen, e Marcelo Castelão, dono da tecelagem de luxo La Estampa, falaram de planejamento para o mercado interno e também para o mercado estrangeiro.

“É importante evoluir no planejamento de prazos e entregas ao mesmo tempo em que se investe para construir uma grife, um DNA completo de marca”, diz o dono da Osklen, comprada pelo grupo Alpargatas e considerada a grande aposta para divulgar o luxo brasileiro na Europa nos próximos anos.

Apesar de a organização do evento negar, fontes ouvidas pela Folha afirmam que o próximo passo da Luminosidade para alavancar a imagem do Rio é a volta do evento Rio Summer.

Fonte: Da Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 37 Kg de cocaína escondidos em painel de carro na BR 262 em Água Clara

Condutora de 51 anos foi presa após demonstrar nervosismo durante abordagem nesta quarta-feira, 21.

Três Lagoas poderá receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em MS após portaria do Governo

Município poderá apresentar propostas para construção de unidades habitacionais com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Renda dos sul-mato-grossenses bate recorde histórico em 2024, aponta IBGE

O rendimento mensal médio por pessoa nos lares brasileiros atingiu, em 2024, o maior valor já registrado desde o início da série histórica, em...