13.8 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Para coibir pesca predatória, PMA começa amanhã operação “Dia do Trabalhador

29/04/2014 – Atualizado em 29/04/2014

25 subunidades da Polícia Militar Ambiental no Estado intensificarão fiscalização em suas respectivas áreas

Por: MS Record

A Polícia Militar Ambiental deflagra amanhã (30) às 8h a “Operação Dia do Trabalhador”, que contará com efetivo de 300 homens. A última operação havia ocorrido em 2012, visto que no ano passado, o dia 1º de maio ocorreu em uma quarta-feira da semana e não houve feriado prolongado. Neste ano, o governo do Estado decretou ponto facultativo na sexta-feira aos funcionários públicos. O término da operação será na segunda-feira (5).

O foco da fiscalização, como na operação Semana Santa, será a prevenção da pesca predatória, haja vista, ser comum o aumento do número de pescadores praticando pesca nos rios durante os feriados prolongados.

Além da pesca predatória, as 25 subunidades da Polícia Militar Ambiental no Estado intensificarão a fiscalização em suas respectivas áreas. Serão desenvolvidas barreiras e combate ao desmatamento, exploração ilegal de madeira, caça, carvoarias irregulares e outros crimes e infrações ambientais. Também crimes comuns como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros serão combatidos e prevenidos. Efetivo da Capital também reforçará as cidades do interior banhadas por rios piscosos, como Coxim, Aquidauana, Corumbá e Miranda.

Durante a operação de 2012, a PMA detectou realmente muitos pescadores nos rios. Na ocasião, ocorreram 23 autuações administrativas ambientais, sendo 13 por pesca predatória, quatro por pesca sem licença. Ao todo foram aplicadas R$ 1.592.220,00. Esse valor elevado em multas foi devido às infrações por desmatamento e exploração ilegal de madeiras, infrações estas para as quais são previstas multas altas, conforme o decreto federal 6.514/2008.

A PMA continuará distribuindo o Manual do Pescador, realizado em parceira com a Fundação Estadual de Turismo, contendo toda a legislação de pesca, tanto para a Bacia do rio Paraná, quanto para a Bacia do Rio Paraguai. Essas informações são importantíssimas para que os pescadores não tenham transtornos no seu lazer, visto que, o objetivo da fiscalização é prevenir a pesca predatória, pois o trabalho da PMA é preventivo. A intenção não é prender as pessoas por pesca predatória e, sim, evitar que ela seja praticada.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano abre vagas para operações em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo

Processos seletivos são gratuitos e abertos a todos os perfis; inscrições vão até 21 de agosto A Suzano, referência na produção de celulose e papel...

Câmera flagra momento em que carro fecha moto e provoca queda em rua da Vila Haro

Motociclista foi surpreendido por Fiat Pálio ao cruzar via preferencial no bairro Vila Haro, onde vítima sofreu escoriações e veículo ficou danificado

Alimentação do IFMS de Três Lagoas vai custar R$ 780,2 mil

IFMS fechou dois contratos referentes a fornecimento de alimentos O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas divulgou os novos contratos...