Entretenimento – 30/04/2013 – 14:04
Além de higienizar, o banho também é muito comum para o relaxamento do bebê. Em casos de agitação durante o dia ou antes de dormir, esse hábito pode funcionar muito bem, desde que sejam observadas recomendações médicas. “O banho pode ser dado até duas vezes ao dia, sendo uma delas só para que a criança relaxe. Use sabonete em apenas um dos banhos para não ressecar a pele”, ressalta a pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein Mariana Nudelman Frayha.
Temperatura da água
A água do banho deve estar em torno dos 36ºC, temperatura que simula a de dentro do útero da mãe, e não precisa ser filtrada, pode ser a do próprio chuveiro. A médica recomenda sempre checar a temperatura da água antes de colocá-lo na banheira. O método mais comum de verificação é aquele em que o pai ou responsável encosta o dorso da mão na água. Se estiver agradável para ele, também estará para o bebê. Para adultos mais inseguros, existem termômetros que fazer essa checagem.
Ambiente
Prefira ambientes fechados e mais quentes para dar banho no bebê, melhor se puderem ser aquecidos com estufa ou ar-condicionado. Evite correntes de ar. A situação desconfortável de passar frio pode aumentar ainda mais a agitação, além de causar algum prejuízo à sua saúde. A temperatura ideal é de 24ºC, segundo a pediatra. Você também pode colocar uma música tranquila de fundo para criar um clima ainda mais relaxante.
Massagem
Durante o banho, você pode fazer massagens com movimentos lentos, pressionando delicadamente a pele do bebê. Isso vai ajudar muito a acalmá-lo. Elas podem ser feitas também após a higienização. Neste caso, utilize cremes hidratantes suaves ou óleos próprios para o bebê.
Organização
Para que você não precise se ausentar, colocando em risco a segurança do bebê, o expondo a variações de temperatura e piorando o seu estado de irritação, deixe tudo o que você vai precisar próximo da banheira. Organize as roupas, toalha, fralda e os artigos de higiene antes de colocar o bebê na banheira. Para que ele não passe frio, a médica recomenda secá-lo e vesti-lo o mais rápido possível.
Relaxantes
Alguns xampus e sabonetes possuem, em sua fórmula, componentes capazes de acalmar os bebês. Entre eles, estão a camomila e a erva-doce, substâncias naturais altamente relaxantes. Mas cuidado, é preciso procurar orientações médicas, pois o bebê pode ter alergia a alguns desses componentes.
Fonte: Correio do Estado


