22.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Papa diz que Igreja não quer ‘dinheiro sujo’ de empresários inescrupulosos

02/03/2016 – Atualizado em 02/03/2016

Ele citou o abuso de trabalhadores mal remunerados. Pontífice classificou o dinheiro como ‘o esterco do diabo’.

Por: G1

A Igreja Católica não quer que as pessoas doem “dinheiro sujo” obtido através do abuso de trabalhadores mal remunerados, disse o papa Francisco nesta quarta-feira (2).

“Alguns doadores vêm à Igreja oferecendo o lucro do sangue de pessoas que foram exploradas, maltratadas, escravizadas com trabalho mal remunerado”, afirmou Francisco durante sua audiência semanal com peregrinos no Vaticano.

“Direi a eles: ‘Por favor, levem seu dinheiro embora, queimem-no'”, disse o pontífice, que fez da proteção dos pobres e do saneamento das finanças do Vaticano princípios centrais de seu papado.

“O povo de Deus… não precisa de dinheiro sujo, precisa de corações que estejam abertos para a misericórdia de Deus”, disse.

O papa classificou o dinheiro como “o esterco do diabo” e repudiou os males do capitalismo desenfreado, atraindo críticas de alguns líderes empresariais norte-americanos.

Francisco fortaleceu os poderes da Autoridade de Inteligência Financeira do Vaticano (AIF), mas no ano passado a Moneyval, a agência reguladora das finanças do Conselho Europeu, disse que a Santa Sé ainda precisa ser muito mais agressiva nos processos de crimes financeiros.

Papa Francisco classificou o dinheiro como 'o esterco do diabo' (Foto: Alessandra Tarantino/AP)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe nova picape da Secretaria de Estado de Saúde para reforçar a Vigilância em Saúde

Veículo doado pelo Governo do Estado será utilizado para apoiar ações e deslocamentos das equipes municipais de saúde A Prefeitura de Três Lagoas recebeu oficialmente...

Risco de morte fetal é 68% maior em municípios mais pobres, aponta pesquisa da Fiocruz

Estudo revela desigualdade na natimortalidade e reforça necessidade de políticas públicas específicas para regiões vulneráveis

Três Lagoas moderniza setor de oftalmologia e reduz filas com novo equipamento

Aquisição de tomógrafo garante diagnósticos mais precisos e atendimento mais rápido na rede pública de saúde A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...