23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Pãozinho francês vai ficar menos salgado no gosto, mas não no bolso

Saúde – 06/01/2012 – 13:01

Guia da Anvisa traz o acordo do Ministério da Saúde que prevê a diminuição em 0,2% da quantidade de sal à farinha de trigo até 2014

O pãozinho francês vai ficar menos salgado no gosto, mas não no bolso dos consumidores. A notícia ainda deixa padeiros e proprietários de panificadoras em dúvida quanto às medidas, mas para quem está do lado de cá do balcão, a ideia é válida.

“É interessante porque hoje tem muito problema de hipertensão. É capaz de dar uma pequena alteração no sabor, mas não vai ter problema”, comenta o gerente Manoel Elias Barbosa, 46 anos.

A determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de reduzir o consumo de sal no país faz com que o “seo” Manoel lembre e muito do passado. Para quem chegou a fazer pão no “olhômetro” ver agora um guia impresso pelo órgão orientando a diminuição de 2% para 1,8% de sal no pão, surpreende.

“Antigamente era na mão. Meia lata disso, tanto disso e umas pitadas de sal. Com a profissionalização de hoje, de por tudo no peso é mais fácil de cuidar”, comenta.

O guia da Anvisa traz o acordo do Ministério da Saúde e das indústrias de massa, trigo e panificação que prevê a diminuição em 0,2% da quantidade de sal à farinha de trigo até 2014.

Entre os que consomem os 3,5 mil pães da padaria de “seo” Manoel, os clientes aprovam. “A ideia é ótima, visa a melhorar a saúde do consumidor. Tudo o que vem nesse sentido de somar, a gente vê com bons olhos”, opina o advogado Élbio Gonzales, 57 anos, por coincidência, hipertenso.

“Precisa ser padronizado e uma preocupação constante, precisa vislumbrar não só o pão, mas os demais produtos”, acrescenta.

Mas a questão levantada pelo advogado também entra no guia, além do pãozinho francês de todo dia, estão batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoito recheados.

A dúvida dos padeiros é como vai funcionar a fiscalização e a quantidade padrão para cada receita de pão. “É um debate atual, mas vai da consciência das panificadoras porque como vai ter fiscalização? É uma boa pelos problemas de saúde, mas se parar para pensar a Coca Zero tem muito mais sal”, coloca o proprietário Fernando Serra.

Segundo o IBGE, o brasileiro consome pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Nas padarias onde o Campo Grande News passou no bairro São Bento, Jardim TV Morena e Planalto, a média de sal no pão é de 20mg de sal para cada pãozinho.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Já a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 320mg de sódio, correspondente a 40% da composição do sol para um pão.

O que vale lembrar é que a quantidade reduzida de sal no pão não dispensa os cuidados cm a ingestão diária do ingrediente. A OMS recomenda consumo diário de 2g de sal, o mesmo que uma colher de chá somando em todas as refeições.

“É uma medida benéfica, mas não é só o sal, o pão tem muita gordura vegetal e o que se põem nele, como margarina e manteiga também, tudo isso faz aumentar e muita a quantidade de ingestão”, explica a nutricionista Thais Pereira Lima.

Consumidores assíduos do pãozinho francês têm dois anos para se adaptar. “O paladar dos que gostam muito de sal vão sentir, só que isso é uma questão de hábito. Com o tempo vai se acostumando até não sentir mais falta”, finaliza a especialista.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Condutores de categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico

GOVERNO MS - A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) tem alertado para a proximidade do prazo final para condutores que possuem CNH (Carteira Nacional...

Motociclista sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima colidiu contra um Fiat Uno, que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.