19/05/2016 – Atualizado em 19/05/2016
Estado maior produtor de sal do país é o que menos adiciona o tempero
Por: Marcio Ribeiro
Para quem não dispensa um pão quentinho pela manhã é bom ficar atento. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que em alguns estados as padarias estão colocando sal acima do recomendado.
Levantamento foi realizado em 12 estados e no Distrito Federal e o resultado aponta que a quantidade de sal varia de 8 a 50 gramas em um quilo de massa.
A média nacional é de 1 grama por pãozinho.Goiás está colocando até 3 gramas por unidade. Ou seja, dois pães já ultrapassam o limite máximo considerado saudável para uma pessoa, que é de 5 gramas por dia de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Rio Grande do Norte tem o pão menos salgado, com amostras de 0,5 (meio) grama por unidade.Isto é no mínimo curioso, já que que o estado responde pela produção de 95 por cento de Sal Marinho de todo o território nacional.
Para especialistas, a pressão alta devido ao sal é o principal fator que leva ao ataque cardíaco e ao derrame cerebral. No país, são mais de 300 mil mortes por ano por uma dessas duas causas. A cada 2 minutos uma pessoa morre no Brasil por causa de derrame (AVC) ou infarto.
É claro que o pãozinho não pode ser considerado o vilão da hipertensão, mesmo porque 76 cento do sal consumido ao longo do dia estão nos alimentos industrializados.
