31 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de julho, 2025

Pão do brasileiro está com excesso de sal

19/05/2016 – Atualizado em 19/05/2016

Estado maior produtor de sal do país é o que menos adiciona o tempero

Por: Marcio Ribeiro

Para quem não dispensa um pão quentinho pela manhã é bom ficar atento. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que em alguns estados as padarias estão colocando sal acima do recomendado.

Levantamento foi realizado em 12 estados e no Distrito Federal e o resultado aponta que a quantidade de sal varia de 8 a 50 gramas em um quilo de massa.

A média nacional é de 1 grama por pãozinho.Goiás está colocando até 3 gramas por unidade. Ou seja, dois pães já ultrapassam o limite máximo considerado saudável para uma pessoa, que é de 5 gramas por dia de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Rio Grande do Norte tem o pão menos salgado, com amostras de 0,5 (meio) grama por unidade.Isto é no mínimo curioso, já que que o estado responde pela produção de 95 por cento de Sal Marinho de todo o território nacional.

Para especialistas, a pressão alta devido ao sal é o principal fator que leva ao ataque cardíaco e ao derrame cerebral. No país, são mais de 300 mil mortes por ano por uma dessas duas causas. A cada 2 minutos uma pessoa morre no Brasil por causa de derrame (AVC) ou infarto.

É claro que o pãozinho não pode ser considerado o vilão da hipertensão, mesmo porque 76 cento do sal consumido ao longo do dia estão nos alimentos industrializados.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mortes violentas caem no Brasil, mas feminicídios e crimes sexuais batem recordes

19º Anuário de Segurança Pública mostra redução de 5,4% nas mortes violentas, mas destaca avanço preocupante da violência contra mulheres, crianças e adolescentes

Perseguição termina em carro destruído e drogas espalhadas na BR 262 em Água Clara

Veículo tentava escapar da PRF e colidiu na saída de Água Clara e espalhou entorpecentes pelo asfalto, onde não há registro de feridos até o momento.

Projeto “Donos do Futuro – Vale da Celulose” é lançado com casa cheia

Evento reuniu empresários, lideranças e sociedade para apresentar a nova fase do projeto que foca na qualificação e requalificação de profissionais do comércio Na noite...