17.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Pantanal passa por período de cheia e Marinha pede atenção

07/05/2014 – Atualizado em 07/05/2014

Pantanal passa por período de cheia e Marinha pede atenção de ribeirinhos; Veja

O Pantanal está enchendo e a decomposição das plantas que ficam submersas, geram o fenômeno da decoada, que compromete a respiração dos cardumes

Por: MS Record

O pantanal de Mato Grosso do Sul está em período de cheia. A expectativa deste ano é de uma boa inundação, o que favorece a renovação da vida na planície, mas ao mesmo tempo, os pesquisadores alertam para os riscos de enchentes. E pedem atenção aos ribeirinhos. Esta semana, na régua de medição da Marinha, em Ladário, o rio Paraguai passou dos três metros e quarenta centímetros.

Os peixes à flor d’água por curam por oxigênio. O Pantanal está enchendo e a decomposição das plantas que ficam submersas, geram o fenômeno da decoada, que compromete a respiração dos cardumes. Aos poucos, a água vai invadindo a planície e tomando conta da maior região inundável do mundo. A previsão dos pesquisadores é de que 2014 registre uma cheia de boas proporções.

Para acompanhar a cheia do Pantanal os pesquisadores ficam de olho nos gráficos e nas imagens de satélite este ano a expectativa é que o Rio Paraguai chegue na régua de Ladário cinco metros e cinquenta centímetros, o que significa uma cheia de boas proporções.

“A expectativa é essa em função do rio Paraguai na estação de Bela Vista do Norte na região de amolar ter chegado a seis metros e treze centímetros e a região influencia bastante em Ladário devido a esse fato é esperado realmente que o rio Paraguai chegue a cinco metros, é preciso atenção dos ribeirinhos”, diz o pesquisador da Embrapa/Pantanal, Carlos Padovani.

O pesquisador explica, ainda, que o alto volume de chuvas na parte alta do pantanal vai influenciar diretamente na cheia da planície. Foram mais de 600 milímetros de precipitação pluviométrica próximo à cabeceira do rio Paraguai e no Corixo Grande, na Bolívia. O pico da cheia deste ano deve acontecer no mês de junho.

A última cheia de boas proporções no Pantanal foi registradas em 2011, quando o rio Paraguai chegou a cinco metros e sessenta e dois centímetros. O pico da cheia de 2011 foi dia 22 de maio. (Com colaboração André Navarro, TV MS Record)


Foto: Reprodução MS Record


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Posse da Nova Diretoria da AJE/Três Lagoas

No último sábado, dia 26, foi realizada no Papillon Eventos a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Jovens Empreendedores (AJE) de...

Festa Julina da Loja Maçônica Aquarius

Na última sexta-feira, dia 25, aconteceu a animada Festa Julina da Loja Maçônica Aquarius, organizada pelo Venerável Leandro e sua esposa Eliana. O evento...

Arraiá da Maçonaria São João

No último sábado, dia 26, aconteceu o tradicional Arraiá da Maçonaria São João, promovido pelo Venerável Genildo e sua esposa, Sílvia Jesus Ribeiro Bezerra....