25.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Pantabio alia ciência e sustentabilidade para revolucionar o agronegócio sul-mato-grossense

A startup sul-mato-grossense Pantabio está revolucionando a agricultura no estado ao desenvolver bioinsumos à base do fungo Trichoderma, que aumentam a produtividade das lavouras, fortalecem o solo e reduzem a dependência de defensivos químicos. A iniciativa nasceu de uma pesquisa de doutorado do engenheiro agrônomo Tiago Calves Nunes, em parceria com a professora Mercia Celoto, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Com DNA pantaneiro e forte vínculo com a pesquisa universitária, a Pantabio conta com a participação de alunos do curso de Agronomia como bolsistas e colaboradores em projetos de pesquisa e extensão. A startup foi incubada com suporte técnico da Fênix — incubadora da UEMS.

Resultados em campo

Os bioinsumos da Pantabio já apresentam resultados concretos em diferentes culturas:

  • Feijão: aumento de até 20 sacas por hectare e maior resistência ao fungo Macrophomina phaseolina;
  • Milheto, hortaliças e eucalipto: raízes mais saudáveis e redução de perdas;
  • Uva (na primeira vinícola do MS): melhor absorção de nutrientes e maior resistência a doenças;
  • Banana: em fase de testes para garantir frutos mais sadios;
  • Pastagens: com o programa “Pasto Forte”, a empresa busca acelerar a recuperação do solo e melhorar a qualidade da forragem, usando microrganismos nativos para otimizar a digestibilidade e reduzir custos com adubação;
  • Eucalipto: em viveiros, o bioinsumo aumentou em média 17% a altura das mudas e 15% o diâmetro do caule, além de reduzir em 22% a mortalidade das plantas em campo.

Soja como foco de destaque

Para a safra 2024/2025, a Pantabio está conduzindo ensaios em soja em Aquidauana, Nioaque e Maracaju. Os primeiros resultados mostram raízes mais profundas, maior eficiência no uso de fertilizantes e redução da necessidade de fungicidas, graças à ativação das defesas naturais das plantas.

Diagnóstico agrícola acessível

A empresa também criou uma spin-off liderada por um aluno da UEMS, que oferece diagnóstico rápido de doenças e nematoides em plantas. Com recursos do Sebrae, a clínica-laboratório já está ativa e oferece suporte técnico acessível aos produtores da região.

Além dos ganhos de produtividade, os agricultores relatam solos mais equilibrados, menos doenças e maior sustentabilidade nas lavouras. A Pantabio se firma, assim, como uma alternativa inovadora e regional para o futuro da agricultura em Mato Grosso do Sul.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026