35.7 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Pandemia é a causa de 1% das novas ações trabalhistas em Mato Grosso do Sul

A vara do trabalho de Três Lagoas recebeu um processo em abril.

27/05/2020 15h17
Por: Mirela Coelho com informações do Midiamax

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) divulgou nesta quarta-feira (27) que 1% das novas ações trabalhistas em Mato Grosso do Sul tem relação com a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Nos meses de março e abril deste ano, 27 processos relacionados à pandemia deram entrada no 1º e 2º graus da Justiça do Trabalho em MS.

Doze casos novos são de ações originárias distribuídas para o TRT da 24ª Região. Outros 15 processos foram recebidos pelas varas do trabalho, sendo um no mês de março e o restante em abril. O número de reclamações trabalhistas cadastradas com o assunto “Covid-19” representa 1% das 1.387 novas ações trabalhistas de 1º grau recebidas em abril pelas varas do trabalho do Estado.

A primeira ação recebida com o assunto Covid-19 foi no município de Dourados, em março. As varas do trabalho de Campo Grande receberam nove processos, em abril. Aquidauana, Dourados, Jardim, Rio Brilhante e Três Lagoas também receberam um processo, cada, no mês passado.

Cenário nacional

No primeiro grau, 1.444 novos processos recebidos no período têm a Covid-19 entre os pedidos. O maior número de casos (290) está concentrado em Minas Gerais. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 202. O TRT da 15ª Região, com sede em Campinas (SP) e jurisdição sobre o interior paulista, está em terceiro, com 142 casos. Santa Catarina (133) e Amazonas e Roraima (100) completam os cinco primeiros da lista. Os números deram um salto de março, com 178 novos casos, para abril, com 1.107.

A Vara do Trabalho que recebeu o maior número de ações (52) até abril foi a 12ª de Manaus. O Amazonas é quarto estado em número de infectados e o que apresenta o maior índice de mortalidade no Brasil. Santa Luzia (MG) vem em segundo, com 38 novos casos.

Do total de reclamações trabalhistas que têm o assunto Covid-19, 184 tratam apenas da doença. A maioria dos pedidos diz respeito a verbas rescisórias (aviso-prévio, multa de 40% do FGTS, 13º proporcional, saldo de salário, etc.).

TRTs

Os Tribunais Regionais do Trabalho que enviaram dados para o levantamento do TST receberam, nos quatro primeiros meses do ano, 295 novos casos sobre a Covid-19, dos quais 84 tratam exclusivamente do tema. A maioria das ações são mandados de segurança, pedidos de liminar e de tutela inibitória.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto::Reprodução/TJAM/Raphael Alves

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maior fábrica de celulose do mundo é do Brasil e vai entrar em operação

No cenário global, um acontecimento de extrema relevância está prestes a acontecer no setor da celulose. A maior fábrica do mundo, localizada na cidade...

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.