20.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril, 2025

Palestra falou sobre o Transtorno do Espectro Autista com especialistas renomados, em Três Lagoas

A ação foi promovida pela Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu renomados especialistas da área da saúde para compartilhar conhecimento técnico e científico, para ampliar a compreensão sobre o TEA e suas diversas abordagens.

A palestra foi realizada na Câmara Municipal de Três Lagoas, na última sexta-feira (4), e ofereceu certificado de participação, para quem acompanhou as discussões, como profissionais de saúde, famílias, pessoas com TEA e profissionais da educação.

A primeira apresentação foi ministrada pelo médico, Dr. Almir de Souza Martins, pesquisador e especialista em doenças raras, ciências da saúde e genética, que abordou o tema “TEA: Genômica Funcional e Perspectivas”.

O médico pediatra e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dr. Durval Palhares falou sobre a “Prevenção e Melhora do Transtorno do Espectro Autista – TEA”.

E por fim, a médica psiquiatra e coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental de Campo Grande, Dra. Gislayne Budib Poleto, palestrou sobre “Avaliação Multiprofissional e o Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA”.

Durante o evento, também foi destacada a atuação do município de Três Lagoas no apoio às pessoas com TEA, por meio de leis específicas que promovem inclusão e qualidade de vida. São elas:

• Lei nº 3.931/2022 – Institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, comemorada a partir de 2 de abril;
• Lei nº 3.449/2018 – Estabelece a Política Municipal de Proteção aos Direitos das Pessoas com TEA;
• Lei nº 3.802/2021 – Garante o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, sem restrições.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex-agente penitenciário e amante são condenados à mais de 25 anos por matar assassinar mulher em 2011

Edgard Lopes Cardoso e Sandra Mara dos Santos receberam penas de 16 e 12 anos de prisão, onde a justiça reconheceu o crime premeditado por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima.

Três Lagoas será sede de etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude

Entre os dias 16 de maio e 1º de junho, Três Lagoas será o palco da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de...

Polícia Federal abre 192 vagas em concurso para nível médio e superior

As inscrições para o concurso público da Polícia Federal (PF) estão abertas e podem ser feitas até 21 de maio. Ao todo, a instituição oferece 192...