24.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de janeiro, 2026

Pais jovens têm mais chances de desenvolver depressão

18/04/2014 – Atualizado em 18/04/2014

Por: Terra

Se tornar pai pode ser emocionalmente difícil para qualquer homem, mas especialmente para os mais jovens que assumem a paternidade. Os primeiros cinco anos na condição são os de maior risco para o desenvolvimento de depressão, de acordo com um novo estudo da Northwestern University Feinberg School of Medicine. As informações são do Usa Today.

Sintomas de depressão aumentam em média 68% nos primeiros cinco anos como pais para homens na faixa etária de 25 anos. A depressão paterna afeta de 5% a 10% dos homens, de acordo com o professor e pesquisador Craig Garfield, contra de 10% a 15% das mulheres.

Os pais que desenvolvem a doença interagem menos com os filhos e são mais negligentes. As crianças, em comparação com as criadas por pais sem depressão, correm risco de ter desenvolvimento prejudicado, problemas de comportamento, conduta e leitura. Para os resultados, pesquisadores reuniram dados de 10.253 homens ao longo dos últimos 20 anos. Em 80% dos casos, os pais viviam com os filhos.

“Educar crianças é gratificante, mas também é um dos trabalhos mais difíceis do mundo, por isso não é de estranhar que as mães e pais experimentem depressão”, disse Lisa Harvey, professora de psicologia na Universidade de Massachusetts, que não estava envolvida com a pesquisa. Segundo ela, a responsabilidade e atividades são estressantes. Ter um filho também pode causar abalos financeiros e conflitos entre o casal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência

Mulher fica ferida após colisão de pick-up na BR 158

Condutora perdeu o controle da direção e bateu contra o guard-rail na rotatória de acesso ao Aeroporto Plínio Alarcom, onde ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Governo de MS prorroga prazos do Refis e amplia janela para regularização de débitos

Permanecem válidos os percentuais de redução de multas e juros, as modalidades de parcelamento, que variam do pagamento à vista a até 60 parcelas, os critérios de consolidação dos créditos e as hipóteses de rompimento dos acordos.