37.5 C
Três Lagoas
sábado, 25 de outubro, 2025

Pagou a conta? Serviço de telefone e internet terá que voltar em um dia

Projeto prevê religação em até 24 horas após quitação da dívida e garante desconto em caso de atraso

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga as operadoras a restabelecerem os serviços de telecomunicações em até 24 horas após o pagamento da dívida que causou a suspensão ou cancelamento. A regra também vale caso o cliente tenha feito um acordo e pago a primeira parcela.

Se a operadora não religar o serviço no prazo, o consumidor terá direito a um desconto em dobro referente aos dias a mais sem atendimento, a ser aplicado na próxima fatura.

MUDANÇAS
A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações para incluir essas novas regras. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Pastor Diniz (União-RR), ao Projeto de Lei 1461/21, de autoria do deputado Leonardo Gadelha (Pode-PB). Segundo o relator, o texto foi ajustado para ser mais claro e fácil de aplicar.

Uma novidade do projeto é que, pela primeira vez, a simples comunicação do cliente dizendo que quitou a dívida pode ser aceita como prova. No entanto, se o pagamento não for confirmado depois, o serviço só será religado com a apresentação de um comprovante oficial.

IMPORTÂNCIA
Pastor Diniz defendeu a proposta, afirmando que os serviços de telecomunicação são essenciais. Ele lembrou que muitas pessoas usam internet e telefone para trabalhar, estudar e se comunicar, por isso é importante que o retorno do serviço aconteça o mais rápido possível.

“Esses serviços fazem parte do dia a dia das pessoas. Não podem ficar indisponíveis por muito tempo, especialmente para quem já regularizou sua situação”, disse o parlamentar.

TRAMITAÇÃO
O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tramita em caráter conclusivo, se for aprovado nessas etapas, poderá seguir direto para o Senado, sem necessidade de votação no plenário da Câmara.

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados/ Agência Câmara de Notícias

Com informações Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Não existe Planeta B”, alerta astrofísico às vésperas da COP30

Astrofísico Ricardo Ogando exclui a crença futurística de colonização de outros planetas A menos de três semanas do início da COP30, em Belém (PA), lideranças...

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Notificações foram enviadas por aplicativo ou extrato bancário Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de fazer prova de vida...

Assembleia Legislativa oficializa decreto que inicia processo de tombamento das línguas indígenas

As línguas indígenas mencionadas no projeto representam não apenas a expressão viva de saberes ancestrais, mas também são peças centrais para a continuidade das...