Além de ser a sede do executivo municipal, também foi palco do Tribunal do Juri, e da Câmara de Vereadores.
Restaurado em 2023, o Paço Municipal “Rosário Congro”, construído em 1942 é um marco do crescimento do município de Três Lagoas. Localizado na Alameda Paul Harris, foi tombado como patrimônio histórico e mantém o aspecto arquitetônico da época em que foi construído. Além de ser a sede do executivo, o Paço também foi sede do Tribunal do Juri durante o dia, e a noite abrigava a Câmara de Vereadores, onde ficou até 1990, onde o atual prédio do legislativo foi inaugurado, na gestão de Miguel Jorge Tabox.
Desde sua inauguração, o paço foi a sede da Administração Municipal, ficando como sede até a gestão de Issan Fares, em 2004. Durante o governo de Simone Tebet, a prefeitura se mudou para o prédio da antiga Pax Vida, na Av. Olinto Mancini, de onde ficou até julho de 2022, onde algumas secretarias, e o gabinete do prefeito Ângelo Guerreiro se instalaram de maneira provisória no prédio do antigo DETRAN MS, localizado no Jardim Morumbi.
Após sua entrega à população, em um evento que contou com alguns dos ex-prefeitos três-lagoenses, a sede do Paço abriga a Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), o Departamento de Tributação e Licitação, além do gabinete do prefeito e o atendimento do IPTU.
No interior do prédio, todo restaurado com sua composição original, foram preservados alguns itens históricos, como o painel com a localização de Três Lagoas e o mapa do Brasil, onde um novo painel foi realizado, preservando o original, que está instalado em um dos corredores do Paço, ainda numa época em que o Mato Grosso era uno, e não existia o estado de Tocantins, criado somente em 1988.
Alguns metros do mapa, também está instalada a Galeria dos Prefeitos, onde estão os retratos de todos aqueles que governaram Três Lagoas, desde Afonso Garcia Prado, que na época foi nomeado “Intendente-Geral”, passando por Bevenuto Garcia Leal, na Era Vargas, por Ramez Tebet, José Pedro Batiston, o último prefeito nomeado pelo Governo Militar, chegando por Antônio João Campos, o primeiro eleito na Nova República pelo voto popular, destacando o atual prefeito; Ângelo Guerreiro, eleito em 2016 e reeleito em 2020.


