15/01/2014 – Atualizado em 15/01/2014
Eliane Brilhante fala sobre a inauguração no UPA e diz que o PAB necessita de reformas
Por: Rayani Santa Cruz
Após verificações sobre a estrutura do prédio do PAB (Pronto Atendimento Básico) e atendimento a população o poder municipal decide reformar o prédio.
O consenso da Secretária de saúde juntamente com a Prefeita Márcia Moura foi de fechar o PAB, para reforma no dia 23 de janeiro de 2014, segundo a secretária de Saúde Eliane Brilhante a estrutura do local não é adequada para atender a população.
O UPA (Unidade de Pronto Atendimento) vai ser inaugurado no dia 24 de janeiro de 2014, assim os pacientes que iriam para o PAB, deverão ser transferidos para a nova unidade.
A reforma será iniciada, mas não se sabe quando acaba
A secretária não tem previsão para o término da reforma, diz que tudo vai depender dos responsáveis pela obra, mas que a ordem da prefeita é que seja rápida, “Tem que ficar pronta o mais rápido possível, pode demorar 90 dias, 100 dias, vai depender dos responsáveis, e isso fica a cargo de outra secretária”, afirma Eliane Brilhante.
Do dia 24 de janeiro até o dia 31 funcionários da secretária ficarão no PAB para orientar os pacientes a se deslocar ao UPA. Os funcionários do PAB irão trabalhar no UPA e a posse dos concursados para a nova unidade de atendimento será na próxima sexta-feira.
Sobre a UPA
A diferença entre os postos de atendimento é que o UPA irá oferecer, além dos três médicos habituais no atendimento, mais um especialista em casos de urgência e emergência, há uma nova equipe e novos médicos.
“Estávamos com dificuldade de médicos especialistas, por isso houve uma certa demora na inauguração” explica a secretária.
A nova Unidade de Pronto Atendimento – UPA, fica localizada na Rua Irmãos Spinelli, nº 1855, Bairro Parque São Carlos.
Aparelhos do PAB e Atendimento após a reforma
A secretária diz que não há aparelhos sucateados no PAB, segundo ela os aparelhos são novos. “O que está sucateado no PAB é a estrutura física, as paredes, as cadeiras, a prioridade é a humanização das pessoas” explicou Eliane Brilhante.
A Rádio Caçula denunciou há alguns dias o fato de um aparelho de Raio X estar quebrado no Pronto Atendimento, em relação a este fato Eliane Brilhante afirmou que somente esse aparelho está sem uso, e que o responsável pela manutenção não mora na cidade, sendo esta a causa da demora no concerto, ela ainda afirma que a máquina será concertada o mais rápido possível, mas não deu um prazo específico.
Indagada se após a reforma o PAB prestará atendimento juntamente com o UPA, Eliane Brilhante diz que a pretensão da prefeitura é essa, mas que haverá um cálculo sobre o número de pacientes que necessitam de atendimento médico para que isto seja decidido.




