23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Outubro Rosa Pet: “autoexame” também pode salvar cães e gatos

09/10/2017 10h32

Câncer de mama atinge cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária

Por: Assessoria de Comunicação

O câncer de mama é um dos tumores mais diagnosticados nas cadelas e gatas, principalmente idosas. De acordo com especialistas, a principal prevenção é a castração antes do primeiro cio. Esse tipo de tumor tem alta dependência dos hormônios produzidos pelo útero e ovários, diante disso, se o pet for castrado antes do primeiro cio, as chances de desenvolver tumores é de quase 0,5%.

Como fazer o “autoexame”?

O ideal é que os tutores avaliem as mamas do seu animal periodicamente. Uma dica é aproveitar a hora do carinho na barriga para avaliar as mamas – as cadelas têm cinco pares e as gatas, quatro pares – apalpando-as uma por uma e entre elas. Se o tutor notar nódulos, diferença de tamanho entre as mamas aumento de volume ou algum tipo de secreção, deve levar o pet ao médico veterinário para a confirmação do diagnóstico, que é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Quais são os exames laboratoriais?

Para confirmação do tumor, o exame laboratorial mais comum é a Citologia Aspirativa. A citologia é feita através de uma punção do nódulo com uma agulha bem pequena, não sendo necessário sedar o animal. Se confirmado o câncer de mama, o próximo passo é avaliar os pulmões.

Como é feito o tratamento?

Uma vez diagnosticado, e não havendo metástase pulmonar, o tratamento é cirúrgico. É realizada uma mastectomia na mama atingida. Se o diagnóstico for precoce, as chances de cura com a cirurgia são maiores, muitas vezes não necessitando de tratamento quimioterápico.

Viu alguma anormalidade?

Procure o veterinário mais próximo, que é o único profissional habilitado para diagnosticar o tumor.

No mundo animal, a incidência de tumor de mama também não é pequena, mas pode ser prevenida quando precocemente detectada. (Foto: Arquivo Rádio Caçula).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa Encantada: SES arrecada centenas de brinquedos e reforça corrente de solidariedade no Estado

Campanha reúne diversas secretarias e mobiliza servidores em uma ação solidária que celebra o Natal com empatia e compromisso social

Em parceria com a SES, Bioparque Pantanal realiza “Dia D” de combate à dengue

A educação ambiental tem papel fundamental nesse contexto, atuando como uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência coletiva sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente e, consequentemente, na saúde pública.

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.