21.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de julho, 2026

Outubro Rosa: a resiliência de quem está na luta contra o câncer

O mês de outubro é o mês que se ouve falar em prevenção ao câncer de mama. O movimento Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2002, mas foi oficializado em 2018, e destaca a conscientização para o autocuidado e o autoexame. 

O autoexame ajuda na detecção precoce, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido. Foi assim que a publicitária e pedagoga, Kleris da Rocha, 43 anos, descobriu um nódulo. Ela lembra que estava numa viagem quando sentiu algo em uma das mamas, mas não se preocupou pois tinha feito todos os exames de rotina há menos de seis meses e estava tudo certo. “Deixei passar, janeiro, fevereiro, março, quando foi em abril, senti que estava ficando mais rígido e no formato de um nódulo mesmo”

Foi então que ela voltou à ginecologista, e recebeu o alerta de que aquilo era um nódulo e que precisava investigar melhor. Pouco tempo depois de uma série de exames, o diagnóstico: Carcinoma invasivo, grau 3. A fé e o acolhimento do namorado Rafael, da família (mãe Marlene e irmã Maira), amigos de trabalho do CEI Detran, e dos profissionais que a atenderam nesse período, deram toda força necessária para o choque do diagnóstico passar. “Fiquei muito assustada na hora. Lembro que estava em casa. Falei meu Deus! Tô com câncer. E agora??? É um momento que você tenta assimilar”, relata.  

O acolhimento e os relatos de casos até mais avançados que foram curados, deram a força que ela precisava naquele momento. Com o início do tratamento, um novo choque: a perda dos cabelos já na primeira sessão de quimioterapia. “Foi muito difícil pra mim, e confesso que ainda é. Tem muito a ver com a sua identidade, e aqui faz muito calor, usar lenço, boné ou peruca, tudo isso esquenta muito e eu me sinto muito incomodada. Acaba sendo muito desconfortável. Eu aceitei o tratamento, entendi que muitas mulheres passam por isso e que a gente tem essa oportunidade de estar curada. Eu me pego nesse pensamento de cura”.

Embora esteja ainda no início do processo de cura, pois ainda tem cirurgia, sessões de radioterapia e imunoterapia, Kleris fez questão de compartilhar sua história para conscientizar outras mulheres e não se deixarem para depois. “O autoexame é importante. Se observar. Investigar o mais rápido possível. E se informar muito, a informação é fundamental. A mulher precisa ser corajosa, apesar do medo de fazer o exame. Se eu em quatro meses cheguei no grau três, imagina quando a mulher espera seis, sete meses, tudo isso dá abertura para uma metástase?! Vamos cuidar e aproveitar as oportunidades que têm para fazer o exame de forma gratuita”, diz em referência aos exames que são oferecidos gratuitamente. 

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024 no Brasil. A estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do País. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas gera 235 empregos com carteira assinada em maio, segundo CAGED

MS fechou o mês com saldo positivo de 1.779 novas vagas com carteira assinada, onde município da Costa Leste ficou atrás apenas de Campo Grande na geração de empregos formais

Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto é realizada pelo Orquidário Santa Ana em Três Lagoas

Evento reúne variedade de espécies e produtos para cultivo na Casa do Artesão

135 vagas de emprego na Casa do Trabalhador

AJUDANTE DE AÇOUGUEIRO05AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA02ATENDENTE BALCONISTA05AUXILIAR DE COZINHA01AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO01ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL05EMPACOTADOR A MÃO04INSPETOR DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO04MECANICO DE MAQUINAS INDUSTRIAIS02MECANICO MONTADOR10OFICIAL...