12/12/2013 – Atualizado em 12/12/2013
Por: Assessoria
O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) defendeu na manhã desta quarta-feira (11/12), na Câmara dos Deputados, novos leilões da resistência em outros estados do país como forma de garantir a mobilização dos produtores rurais contra a invasões de fazendas pelos indígenas. No último final de semana, o leilão realizado em Mato Grosso do Sul arrecadou R$ 1 milhão.
A manifestação do parlamentar foi durante audiência pública na Comissão de Agricultura, que teve a participação de produtores rurais de todo o Brasil. No encontro eles relataram as dificuldades enfrentadas em virtude da ameaça de ocupação de suas propriedades ou as consequências por terem sido retirados de suas terras.
O produtor de soja de Mato Grosso do Sul José Raul das Neves Júnior afirmou que a produção está ameaçada por conta de ações de integração de posse na Justiça. Ele acusa o Governo de não ter uma política clara de demarcação das terras. De acordo com os ruralistas existe uma indústria de demarcação de terras.
Também os produtores defenderam a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso Nacional. O Congresso Nacional vai dar a palavra final sobre a definição dessas áreas.
Para agilizar a tramitação, foi instalada na noite de ontem Comissão Especial para apreciar a matéria, após muito mobilização da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Para Otsubo, “além destas frentes de atuação no Congresso Nacional, é necessário que os produtores continuem mobilizados, realizem outros leilões da resistência. Só desta maneira vai ser possível enfrentar o conflito com os índios de forma organizada e com estrutura. Os índios usam recursos da Funai para fazerem protestos em Brasília, os produtores terão de arrecadar recursos para manter uma vigília constante no Congresso Nacional. É assim que se vai garantir o direito à produção agrícola ”.

