28.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de julho, 2025

Otsubo defende leilões da resistência pelo país para evitar que índios invadam propriedades rurais

12/12/2013 – Atualizado em 12/12/2013

Por: Assessoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) defendeu na manhã desta quarta-feira (11/12), na Câmara dos Deputados, novos leilões da resistência em outros estados do país como forma de garantir a mobilização dos produtores rurais contra a invasões de fazendas pelos indígenas. No último final de semana, o leilão realizado em Mato Grosso do Sul arrecadou R$ 1 milhão.

A manifestação do parlamentar foi durante audiência pública na Comissão de Agricultura, que teve a participação de produtores rurais de todo o Brasil. No encontro eles relataram as dificuldades enfrentadas em virtude da ameaça de ocupação de suas propriedades ou as consequências por terem sido retirados de suas terras.

O produtor de soja de Mato Grosso do Sul José Raul das Neves Júnior afirmou que a produção está ameaçada por conta de ações de integração de posse na Justiça. Ele acusa o Governo de não ter uma política clara de demarcação das terras. De acordo com os ruralistas existe uma indústria de demarcação de terras.

Também os produtores defenderam a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso Nacional. O Congresso Nacional vai dar a palavra final sobre a definição dessas áreas.

Para agilizar a tramitação, foi instalada na noite de ontem Comissão Especial para apreciar a matéria, após muito mobilização da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Para Otsubo, “além destas frentes de atuação no Congresso Nacional, é necessário que os produtores continuem mobilizados, realizem outros leilões da resistência. Só desta maneira vai ser possível enfrentar o conflito com os índios de forma organizada e com estrutura. Os índios usam recursos da Funai para fazerem protestos em Brasília, os produtores terão de arrecadar recursos para manter uma vigília constante no Congresso Nacional. É assim que se vai garantir o direito à produção agrícola ”.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova diretoria da AETL é eleita para o biênio 2025–2027 em Três Lagoas

Governo do Estado alinha estratégias para castrar mais de 20 mil animais em 45 municípios com foco em saúde pública e bem-estar animal

Contas públicas registram déficit de R$ 47 bilhões em junho, mas ano segue com superávit

Resultado do mês reflete alta das despesas, mas no acumulado de 2025 há saldo positivo As contas do setor público consolidado, que engloba União, estados,...

Governador apresenta missão internacional que vai divulgar potencial de MS na Ásia

Comitiva vai à Ásia para atrair investimentos, promover o Estado e firmar parcerias Em coletiva realizada na sede da Fiems, em Campo Grande, o governador...