32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Os objetos que mais acumulam germes na cozinha

Geral – 15/04/2013 – 12:04

Compartimentos de vegetais da geladeira, peças do liquidificador, abridores de lata e espátulas de plástico. Sabe o que esses cinco itens têm em comum? Segundo uma pesquisa feita pelo NSF International (organização com sede nos Estados Unidos sem fins lucrativos que trata de assuntos de saúde pública), eles são os objetos que mais acumulam germes nas cozinhas norte-americanas.

O estudo foi feito com 20 famílias, todas moradoras dos subúrbios de Detroit e Ann Harbor, em Michigan. Em um primeiro momento, os pesquisadores perguntaram quais objetos elas achavam que seriam os maiores focos de bactérias. Em seguida, analisaram as cozinhas procurando sinais de E.coli, Salmonela, Listeria, mofos e leveduras.

O resultado foi surpreendente para muitos dos participantes. Em alguns dos itens que eles haviam citado, como o prato do aparelho de microondas, por exemplo, não foram encontrados germes. Em alguns que eles nem pensaram em mencionar, no entanto, entre eles os liquidificadores, havia grande acúmulo de bactérias.

De acordo com Lisa Yakas, microbiologista da NSF, o objetivo da pesquisa não é assustar o público, mas sim oferecer informações importantes sobre as melhores maneiras de reduzir a manifestação de doenças de origem alimentar. “O que realmente queremos é que as pessoas fiquem mais atentas a itens com os quais não costumam se preocupar”, afirmou, em nota.

Abaixo, separamos as principais orientações da NSF sobre como manter esses objetos limpos em sua cozinha. Confira:

Compartimentos da geladeira: Remova o compartimento, se possível. Use uma esponja limpa ou um pano macio para lavá-lo com detergente misturado com água morna. Enxágue com água da torneira e seque com uma toalha limpa. Para ajudar a controlar os odores, use água morna misturada com uma solução de bicarbonato de sódio (cerca de 1-2 colheres de sopa de bicarbonato para 1 litro de água). Faça a limpeza mensalmente.

Liquidificador: Desligue-o e tire o copo da base. Desmonte completamente. Lave cada uma das partes separadamente com água quente e sabão, enxágue e seque antes de remontar. Realize esse procedimento depois de toda utilização.

Abridor de lata: Lave com água quente, enxágue bem com água corrente limpa e deixe secar. Fique atento à área em torno das lâminas de corte para ter certeza de que todos os resíduos de alimentos foram removidos.

Espátulas: Separe o cabo da parte de plástico, lave com água quente e sabão e enxágue com água limpa. Fique atento à área de encaixe entre as duas partes. Enxágue bem e seque.

Fonte: Crescer

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MEC convoca candidatos da lista de espera do Fies para o segundo semestre de 2025

Convocações vão até 28 de novembro e estudantes devem acompanhar o processo pelo portal Fies Seleção

Cinco são presos e drogas, armas e munições é apreendida durante operação

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e mobilizou mais de 70 agentes em Três Lagoas e Araçatuba, em São Paulo.

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.