31 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de setembro, 2025

Os cargos mais quentes para os próximos anos

19/04/2014 – Atualizado em 19/04/2014

Os cargos mais quentes no Brasil para os próximos anos

Análise de levantamento da CTPartners dá algumas pistas das carreiras que serão demandadas (em alguns casos, pela primeira vez) nos próximos meses no Brasil

Por: Exame

Carreiras em alta

São Paulo – Contas apertadas, segurança da informação e análise de dados – eis o tripé de características que devem influenciar as carreiras mais promissoras nos próximos meses no Brasil e no mundo, segundo pesquisa da CTPartners.

A consultoria mapeou as 20 profissões mais quentes no mercado de trabalho americano. Destas, nove são coerentes com a realidade do do Brasil, segundo os especialistas da unidade da empresa no país.

A versão brasileira da lista vai desde os clássicos CIO e CFO até cargos ainda desconhecidos do ambiente de trabalhotupiniquim, como o de executivo analítico de RH, mas que têm tudo para marcar território por aqui também.

Chief Information Officer

Como a tecnologia, as responsabilidades do chefe desta área dentro das grandes empresas também evoluíram nos últimos anos.

“Este momento demanda alguém excelente em gestão de pessoas”, diz Ana Cláudia Reis, da CTPartners. “Ele tem que ser um grande gestor de projetos, de investimentos e contratos complexos de terceirização”.

Ou seja, já se foi o tempo em que ser um exímio técnico era suficiente.

Diretor de riscos e segurança cibernética

As revelações de Edward Snowden no ano passado lembraram as empresas que a área de segurança da informação é estratégica [e crucial] para o bom andamento dos negócios.

“É necessário alguém que olhe todas as questões relacionadas ao acesso de informações e segurança das transações”, diz a especialista.

Diretor de estratégia na área de saúde

Em alta nos Estados Unidos, o papel do diretor de estratégia da indústria farmacêutica é, grosso modo, conciliar as iniciativas de posicionamento da marca ao ambiente digital.

Isso passa, por exemplo, pelo desenvolvimento de sistemas ou compra de equipamentos para a área comercial e por aí vai.

No Brasil, a função ainda está restrita aos diretores de marketing em parceria com os de tecnologia. “Lá, está virando um cargo só”, diz Magui Castro, da CTPartners.

VP de acesso ao mercado

Ao VP de acesso ao mercado é outorgada a missão de desbravar novos territórios comerciais e criar estratégias para alcançá-los – seja marcando presença no repertório dos médicos ou entrando na lista de remédios disponibilizados pelo governo, no caso do Brasil.

Com o governo como um dos principais clientes da indústria farmacêutica no país, estes profissionais aqui têm a tarefa de provar para os órgãos públicos por que o medicamento em questão oferece o melhor custo-benefício em termos sociais.

Diretor de Recursos Humanos

A falta de profissionais qualificados, de um lado, somada com a necessidade de maximizar os lucros, de outro, alçou a área de recursos humanos a outro nível de valorização dentro das empresas.

“Todo mundo pede um diretor de RH com perfil estratégico”, diz Magui. Afinal, mais do que nunca é preciso critério e inovação na hora de selecionar, treinar e reter os melhores.

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menor homem do Brasil visita Caçula FM e fala sobre sonho realizado no Barretão

Caíque esteve no programa Bom Dia Toninha ao lado do prefeito Jean Gomes e compartilhou sua experiência como influenciador em um dos maiores rodeios...

MP gastará R$ 711 mil para bancar pesquisa comportamental de funcionários

Contratação servirá para avaliar o perfil dos servidores por meio de testes cognitivos e comportamentais O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do...

Isenção do IPTU 2026 pode ser solicitada a partir desta terça-feira

Benefício contempla aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves ou câncer, desde que atendam aos critérios legais