27.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

“Oportunidade em Movimento” leva vagas de emprego a bairros e distritos de Três Lagoas

Projeto da SEJUVEL, em parceria com a Metalfrio, promove inclusão de jovens no mercado de trabalho e amplia ações de empregabilidade em diferentes regiões.

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) lançou o projeto “Oportunidade em Movimento”, que tem como objetivo aproximar os jovens das comunidades mais afastadas de Três Lagoas das oportunidades de emprego formal. A ação conta com o apoio da empresa Metalfrio, que disponibilizará 100 vagas de trabalho para moradores de diferentes bairros e distritos do município.

Em entrevista ao ‘Café da Manhã‘, da Caçula FM, o secretário Walter Dias (Hulk) e o diretor interino de Juventude, Alexandre Hernandes, destacaram a importância do projeto, que terá sua primeira etapa no próximo sábado, 08, das 8h às 12h, na Escola Municipal Elenides Sá, localizada no bairro Novo Oeste.

Alexandre Hernandes explicou que o projeto nasceu da necessidade de atender jovens que enfrentam dificuldades de deslocamento e de acesso à informação. “Notamos uma certa dificuldade das pessoas dos bairros mais descentralizados em participar das ações de empregabilidade. Fatores como distância, falta de transporte e até mesmo de informação dificultam a inserção no mercado de trabalho”, destacou o diretor.

Os encontros vão acontecer em escolas de bairros estratégicos, como Novo Oeste, Jupiá, Arapuá, Vila Haro e Paranapungá, regiões com alto índice de vulnerabilidade social e concentração de jovens em busca do primeiro emprego. “Nossos pontos foram escolhidos exatamente para abraçar essas comunidades e dar um empurrão a quem mais precisa”, completou Alexandre.

Walter Dias também reforçou que o papel da SEJUVEL vai além do esporte e do lazer. “A Sejuvel tem a responsabilidade de cuidar da juventude. Trabalhamos com crianças e adolescentes no esporte, mas quando chegam à idade adulta, eles precisam de oportunidades. Por isso, o foco agora é a inserção no mercado de trabalho formal”, afirmou.

Ele ainda lembrou ainda que a ação é fruto de uma série de parcerias bem-sucedidas com empresas e instituições. “Tivemos parcerias com a Missão Salesiana e com as empresas de celulose, que geraram centenas de empregos. Agora, com a Metalfrio, queremos levar essa oportunidade para os bairros e distritos, descentralizando o acesso ao emprego”, destacou.

Além da disponibilização das vagas, a prefeitura tem se preocupado com a logística e o deslocamento dos participantes. “Nosso prefeito Cassiano Maia tem trabalhado para garantir transporte público até regiões mais distantes, como Arapuá e Jupiá. Isso faz toda a diferença para quem quer trabalhar e depende desse acesso”, enfatizou Hulk.

De acordo com Alexandre Hernandes, novas empresas devem se juntar ao projeto em 2026. “Estamos abertos a parcerias com empresas de todos os setores. Já temos conversas em andamento e, no próximo ano, esperamos ampliar o número de vagas e o alcance das ações”, adiantou.

Ele também revelou que a SEJUVEL está preparando novos programas voltados à juventude. Um deles é o “Conectando Gerações”, que busca aproximar jovens e idosos em uma troca de experiências e conhecimentos. “Queremos mostrar que o jovem tem muito a aprender com quem tem mais experiência, e o idoso também tem muito a ensinar e aprender com essa nova geração”, explicou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motoqueiro é flagrado empinando moto no Centro de Três Lagoas e diz que veículo ‘levantou sozinho’

Indivíduo teve moto apreendida após flagrante na tarde desta quarta-feira, 06.

Prefeito destaca transparência em sorteio das 50 casas do Conjunto Habitacional Violetas III

Sorteio das unidades foi acompanhado por autoridades e moradores; projeto atende famílias em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

Polícia Civil deflagra operação em Três Lagoas e prende dois por violência doméstica e crimes sexuais

Ação da Delegacia de Atendimento à Mulher cumpre mandados de prisão e busca para reforçar combate à violência contra mulheres e meninas.