17.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Operadoras questionam aplicação de lei em MS que dá desconto na tarifa para gagos

Geral – 23/02/2012 – 07:02

Existente desde 2009, a Lei Estadual 3.770/09, que em Mato Grosso do Sul garante aos gagos o direito de pagar meia tarifa na conta do celular, já que eles levam mais tempo para falar o mesmo que outras pessoas, sem distúrbios na fala. E, descontentes com a dificuldade de fiscalização do benefício, operadoras de telefone móvel já questionam a aplicação das regras da lei.

A legislação prevê o desconto na conta dos telefones celulares para quem “apresentar avaliação efetuada por fonoaudiólogo especializado em fluência, comprovando a sua condição” e, determina também que as operadoras instalem “bloqueadores visando a não utilização indevida”, algo que as empresas dizem ser impossível de ser feito.

Como se trata de uma manifestação do setor, todas as operadoras de telefonia questionadas no Estado, pelo jornal eletrônico Midiamax, afirmaram que só quem irá falar a respeito é o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal).

Em contato com o Sinditelebrasil, em Brasília, a assessoria de comunicação informou que ‘até o momento, ainda não tem conhecimento de nenhuma ação na Justiça movida pelas operadoras e que entrará em contato individualmente, para saber da posição de cada operadora de telefonia’, disse a assessoria.

De acordo com a Associação Brasileira de Gagueira, que aprovou a lei adotada em Mato Grosso do Sul, existem dois milhões de pessoas portadores de deficiência na fala no País, sendo 20 mil em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Midia Max

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo projeta salário mínimo de R$ 1.630 no próximo ano

Valor representa o maior ganho real dos últimos 50 anos, disse a ministra do Planejamento, Simone Tebet A ministra do Planejamento, Simone Tebet, confirmou nesta...

JSL oferece 196 vagas em Ribas do Rio Pardo, 102 delas para motoristas

Processo seletivo presencial ou online acontece em 19 de julho A JSL, maior empresa de serviços logísticos do Brasil, abriu 196 vagas em Ribas do...

Polícia apreende 70 kg de drogas em Água Clara com destino a Três Lagoas

Durante perseguição na BR‑262, agentes encontram 56 kg de pasta base e 13,8 kg de 'skunk' no veículo; identidade dos suspeitos segue sigilosa Na madrugada desta quarta-feira...