21.8 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Operação Contenção deixa 64 mortos e paralisa o Rio de Janeiro

Confrontos entre policiais e facções criminosas nos Complexos do Alemão e da Penha resultam em mortes, prisões e bloqueios em vias expressas da capital fluminense

A Operação Contenção, deflagrada na madrugada desta terça-feira nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, já deixou 64 mortos, entre eles dois policiais civis e dois agentes do Bope. A ação, que mobiliza forças estaduais e federais, também resultou em mais de 100 prisões e na apreensão de 75 fuzis, pistolas e granadas, segundo informações do Palácio Guanabara.

Toda a tropa da Polícia Militar foi colocada de prontidão, inclusive o efetivo administrativo, diante da gravidade da situação. Parte dos criminosos presos seria de facções originárias do Pará, que estariam escondidas no Rio.

Durante os confrontos, membros do Comando Vermelho receberam ordens para bloquear as principais vias da cidade. A Linha Amarela foi totalmente interditada, enquanto a Avenida Brasil apresenta trechos fechados na altura do Complexo da Maré. A Estrada Salazar Mendes de Morais, nas proximidades da Cidade de Deus, também foi bloqueada.

A Rio-Ônibus informou que mais de 50 coletivos foram usados como barricadas em diversos pontos, ampliando o caos no trânsito. Ruas de Jacarepaguá, como a Estrada do Gabinal, Estrada dos Três Rios e Avenida Geremário Dantas, permanecem interditadas.

No Méier e Engenho Novo, vias como Dias da Cruz e Marechal Rondon foram bloqueadas por ônibus atravessados e caçambas de lixo. Criminosos chegaram a lançar bombas de drones contra as forças de segurança.

Diante da insegurança, a UFRJ, a UERJ e unidades da Faetec suspenderam as atividades acadêmicas nesta terça-feira. As autoridades seguem monitorando a situação, enquanto a operação prossegue para tentar restabelecer a ordem na capital fluminense.

Com informações Agência Brasil/ Reescrito por Thais Constantino

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais Médicos Especialistas abre inscrições com vagas para Mato Grosso do Sul

Programa do Ministério da Saúde oferece 11 vagas no Estado, as inscrições vão até dia 19 de fevereiro O Ministério da Saúde abriu as inscrições...

Governo Federal coordena ações emergenciais para resposta rápida a desastres

Atuação da Defesa Civil Nacional envolve assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e envio de equipes especializadas às áreas afetada Quando cidades brasileiras são atingidas...

Domingo será de calor intenso e risco de chuvas em Três Lagoas

Temperaturas seguem elevadas, com sensação térmica acima dos 40 °C e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de ventos fortes