22.8 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Operação “Colludium” será desencadeada em Três Lagoas pelo GAECO

21/01/2014 – Atualizado em 21/01/2014

Entre as cidades de MS envolvidas na ação está Três Lagoas e Campo Grande, segundo informações apuradas pela Rádio Caçula

Por: Marco Campos

A Rádio Caçula de Três Lagoas obteve na manhã desta terça-feira (21) a informação junto ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Estado de São Paulo-SP, que a operação realizada no estado será desencadeada nos próximos dias em Mato Grosso do Sul.

O objetivo da ação é desbaratar uma organização criminosa composta por empresários do ramo de fabricação de embalagens plásticas, que atuava fraudando licitações e superfaturando preços no interior. Além de Mato Grosso do Sul, as fraudes também era aplicada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A ação denominada como “Colludium” deteve no dia 14 da última semana, empresários, um ex-prefeito e advogado e servidores públicos, que foram apontados como responsáveis por fraudes de procedimentos licitatórios em embalagens plásticas para lixo hospitalar.

Além da ação que deverá ocorrer em Três Lagoas e Campo Grande em Mato Grosso do Sul, foram realizadas simultaneamente nas cidades paulistas de Bauru, São Paulo, Jaú, Marília, Lucélia, Indaiatuba, Carapicuíba, Taboão da Serra e Oscar Bressane, 07 prisões e foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão.

Os envolvidos nas fraudes são investigados pela prática de crime de fraudes em procedimentos licitatórios (art. 96 da Lei 8666/93), formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal), formação de cartel e corrupção.

O grupo investigado mantinha dominância do mercado “comprando” a desistência de participantes da licitação, revezando-se nas “vitórias” dos certames, superfaturando extraordinariamente os valores de produtos e contando, no mais das vezes, com a ajuda criminosa de funcionários públicos do interior dos respectivos órgãos, com e sem pagamento de propina.

Com a ajuda de funcionários públicos também elaboravam editais direcionados.
Estima-se que o grupo todo recebeu valores das Prefeituras, do Estado, faculdades, hospitais e outras entidades públicas em montante superior a R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) nos últimos 2 anos. Dentre as fraudes investigadas estão vendas superfaturadas de produtos hospitalares para o Município de São Manuel, bem como conluios criminosos com a participação de funcionários do setor de licitação local, para beneficiar o grupo em severas fraudes praticadas na Prefeitura de Bauru e na ENDURB, bem como inúmeras outras espalhadas pelo Estado, com suspeita de atos de corrupção.

A ação contou com a participação de 13 Promotores de Justiça, e pelo menos cem policiais, sendo eles integrantes da Polícia Militar de Bauru, Marília e Jaú, bem como da Polícia Civil da Capital, resultando não só na apreensão de documentos comprobatórios das fraudes, como também computadores e mídias, além da prisão de um oitavo envolvido por porte ilegal de arma de fogo e a apreensão de duas motocicletas com chassi raspado.

As investigações irão continuar para a identificação de outros participantes dos crimes. A operação vem ao encontro da missão institucional do Ministério Público de investigar e combater com necessário rigor atos de corrupção e dilapidação do patrimônio público.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 20 toneladas de produtos irregulares em duas operações na região de Três Lagoas

Cargas de origem estrangeira sem comprovação fiscal foram encontradas em caminhões abordados nas rodovias BR-262 e BR-158 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de...

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio

Eleitores têm 90 dias para atualizar cadastro, fazer transferência, emitir o primeiro título ou cadastrar biometria antes do fechamento do cadastro eleitoral Faltam exatamente 90...

Bioparque Pantanal terá contratos de manutenção licitados pelo Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lançou nesta sexta-feira (6) três editais de...