Subcomandante do 2°BPM, Cap. PM Flávio detalhou as ações, horários críticos e orientações à população durante o período de maior movimento no fim do ano.
Em entrevista ao “Café da Manhã” da Caçula FM 96.9 desta terça-feira, 02, o subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas (2°BPM), Capitão José Flávio Barbosa de Moura detalhou mais sobre a ‘Operação Boas Festas’, que já está em andamento em todo o Estado.
Segundo o oficial, a ação teve início em 1º de dezembro e seguirá até 4 de janeiro, período considerado crítico devido ao aumento da circulação de pessoas, compras de Natal, festividades e viagens. “É uma fase de grande movimento, maior circulação de recursos e fluxo intenso na área comercial. Por isso, o policiamento será intensificado e direcionado para horários de maior demanda”, explicou o Capitão Flávio.
O subcomandante destacou que toda Três Lagoas receberá incremento no policiamento. Além das equipes já atuantes, parte do efetivo administrativo será deslocado temporariamente para atividades operacionais. “A ideia é ampliar o número de policiais nas ruas, principalmente nos pontos de maior concentração, como o Centro e a Lagoa Maior, especialmente nos dias 24, 25, 31 e 1º, quando há maior fluxo de pessoas”, ressaltou.
O objetivo é garantir uma presença mais ostensiva para coibir furtos, roubos e outros delitos comuns no período de maior movimento em áreas comerciais.
Apesar do aumento natural na circulação de pessoas, o Capitão explicou que o crescimento de furtos no período não é necessariamente uma regra. Dados de 2020, 2022 e 2023 apontam, inclusive, para reduções significativas nos registros durante o mês de dezembro.
Ele reforçou, entretanto, que a atenção da população é fundamental. “Ter cuidado com bolsas, carteiras e veículos estacionados ajuda muito. Pequenas distrações geram oportunidades para o crime”, alertou.
A Polícia Militar alerta que, com as viagens de fim de ano, é essencial reforçar os cuidados com casas vazias. Recomenda avisar alguém de confiança sobre a ausência, não deixar luzes acesas continuamente, garantir que portas e portões estejam bem trancados e comunicar qualquer movimentação suspeita. Segundo o subcomandante, pequenos cuidados ajudam a evitar furtos durante o período.
Flávio lembrou que o envolvimento dos moradores tem sido decisivo para a redução de crimes. Denúncias anônimas, feitas pelo 190 ou pelo WhatsApp do batalhão, o 67 3919-9700, que é exclusivo para envio de informações têm ajudado a polícia a identificar suspeitos e evitar ocorrências.
“A população conhece bem a rotina de cada bairro e percebe rapidamente quando algo está fora do normal. Essas informações são essenciais, e o sigilo é sempre preservado”, reforçou.
A cerimônia de lançamento oficial da ‘Operação Boas Festas’ será realizada nesta quarta-feira, 03, às 9h, na Praça Ramez Tebet, com presença de autoridades, da Associação Comercial e representantes do comércio local.


