23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de abril, 2026

ONU suspeita que Al Qaeda está por trás de ataques em Damasco

Internacional – 18/05/2012 – 10:05

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, levantou nessa quinta-feira (17) a hipótese de a rede Al Qaeda ser responsável por dois ataques suicidas que ocorreram na semana passada na capital síria, Damasco. Pelo menos 55 pessoas foram mortas nas duas explosões, consideradas as piores desde o início dos protestos populares contra o presidente Bashar Al Assad, em março de 2011.

Ki-moon não apresentou evidências que sustentem a afirmação. A análise dele, porém, é compartilhada por observadores independentes, que acreditam que a rede extremista avança sobre a Síria. No país, a crise ocorre há 14 meses em meio a confrontos entre manifestantes e favoráveis ao governo. Os manifestantes pressionam pela renúncia de Assad.

A oposição no país chegou a acusar o governo de orquestrar ataques. No dia 12, um grupo de militantes assumiu a autoria das explosões de Damasco. Há suspeitas, de analistas internacionais, de que o grupo seja ligado à Al Qaeda.

Em 14 meses de confrontos, a estimativa é que mais de 10 mil pessoas morreram. Observadores estrangeiros identificaram várias violações aos direitos humanos, como assassinatos, torturas, prisões indevidas. Crianças e adolescentes também são vítimas, segundo os observadores internacionais.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avança seleção do MS Alfabetiza: candidatos seguem para nova etapa decisiva em Três Lagoas

Classificados na Fase II devem entregar documentação presencial no dia 13 de abril para análise curricular

Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas em Ribas do Rio Pardo

Cerca de 500 quilos de entorpecentes apreendidos em operações foram destruídos em ação controlada

Traficante é preso em ação da Força Tática no Novo Oeste

Suspeito de 21 anos confessou a venda de entorpecentes durante abordagem nesta quinta-feira, 09