28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

ONU investiga possível comércio norte-coreano de armas com Síria

Internacional – 18/05/2012 – 10:05

Um painel de especialistas da ONU que monitora o cumprimento de sanções à Coreia do Norte investiga relatos de possíveis embarques norte-coreanos de armas para Síria e Mianmar, afirmou o grupo em relatório confidencial obtido pela Reuters nesta quinta-feira.

“A Coreia do Norte continua ativamente desafiando as medidas impostas pelas resoluções (de sanções da ONU)”, disse o painel no relatório, que foi enviado nesta semana ao comitê do Conselho de Segurança da ONU que cuida das sanções aos norte-coreanos.

“Os Estados membros não comunicaram à comissão quaisquer violações que envolvam transferência de armas nucleares, produtos relacionados (armas de destruição em massa) ou itens de mísseis balísticos”, afirmou. “Mas relatam várias outras violações, incluindo vendas ilícitas de armas, e bens relacionados, e produtos de luxo”.

Os relatórios do painel são altamente delicados.

A China, que é apontada no documento como um local de trânsito das violações relacionadas às armas norte-coreanas ilícitas, evitou que o Conselho publicasse relatórios anteriores e pode fazer o mesmo com o mais recente, disseram enviados da ONU à Reuters.

“Embora (as sanções) não fizeram com que a Coreia do Norte suspendesse suas atividades proibidas, elas parecem ter reduzido o ritmo e tornado transações ilícitas significativamente mais difíceis e caras”, apontou o relatório.

O painel afirmou que não poderia provar que a Coreia do Norte continuava mantendo a cooperação de mísseis balísticos com Irã, Síria e outros países, “mas observa que isso seria consistente com os relatos do longo histórico da Coreia do Norte de cooperação de mísseis com esses países e com as observações do painel.”

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...