35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

ONU chama atenção para problema que afeta mães em países pobres

Saúde – 23/05/2013 – 18:05

A ONU declarou nesta quinta-feira (23) o Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica, em uma tentativa de chamar a atenção para esse problema que atinge mulheres após o parto, geralmente nos países mais pobres.

A fístula obstétrica é uma fissura que se abre na parede da vagina, que pode ocorrer tanto na parte que a separa da bexiga quando na que tem limite com o reto. As mulheres que sofrem com o problema têm incontinência.

A fissura tem origem durante partos muito difíceis, em que a mulher passa por complicações. O principal grupo de risco é composto pelas mães adolescentes, cujo corpo ainda não esteja preparado para o parto.

Nos países mais desenvolvidos – e neste caso, o Brasil se inclui –, a fístula é rara porque os médicos optam pela cesariana quando o parto dá sinais de complicações. Mesmo quando ela ocorre, é corrigida na própria cirurgia do parto.

Fonte: Bem Estar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maria Diogo propõe cursinho popular em Três Lagoas

Projeto da vereadora do PT prevê apoio a estudantes de baixa renda e criação de Comitê Intersetorial para fortalecer a política educacional

Conselho Antidrogas pode ter representante do Desafio Jovem Peniel

Vereador Tonhão (PSDB) apresentou proposta que altera a composição do COMAD Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada na terça-feira (19), o...

“Mãe Estudante” é pauta em Projeto de Lei na Câmara de Três Lagoas

Vereadoras propõem reserva de vagas em creches e apoio a essas mulheres que conciliam maternidade e estudo.