22.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de outubro, 2025

ONS nega corte de fornecimento de energia

30/04/2014 – Atualizado em 30/04/2014

Por: Folha Press

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) negou, em nota divulgada ontem, que sugeriu corte na oferta de energia ao governo brasileiro, mas admitiu que, caso ocorra o agravamento das condições hidrológicas no período de maio a novembro, “poderá propor medidas adicionais às autoridades setoriais, de forma que fique garantido o fornecimento de energia elétrica para a sociedade”.

A nota, porém, não explica que medidas poderiam ser tomadas caso a situação dos reservatórios se agravem, já que o uso das térmicas, que é uma das formas de garantir o abastecimento de energia em momentos de reservatórios baixos, já se encontra em patamar elevado.

Assinado pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, o comunicado foi em resposta a uma reportagem publicada ontem pelo jornal “Valor Econômico” que diz que o operador do sistema tem defendido nos bastidores que a carga de energia disponível para o país seja reduzida de 4% a 6% com o objetivo de poupar a água dos reservatórios.

De acordo com o jornal, o operador já teria enviado a proposta de redução de carga para a presidente Dilma Rousseff e que a medida permitiria elevar de oito a dez pontos percentuais o nível dos reservatórios, que em abril fecharam em média de 36,9% no Sudeste e no Centro-Oeste.

Sem citar o jornal, mas usando termos presentes na reportagem, o operador informou que a divulgação de informações para a sociedade é feita exclusivamente pelo diretor geral do órgão. “Dessa forma, o ONS não reconhece notícias oriundas de ‘técnicos do Operador’ ou de uma suposta atuação ‘nos bastidores'”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menor homem do Brasil visita Caçula FM e fala sobre sonho realizado no Barretão

Caíque esteve no programa Bom Dia Toninha ao lado do prefeito Jean Gomes e compartilhou sua experiência como influenciador em um dos maiores rodeios...

MP gastará R$ 711 mil para bancar pesquisa comportamental de funcionários

Contratação servirá para avaliar o perfil dos servidores por meio de testes cognitivos e comportamentais O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do...

Isenção do IPTU 2026 pode ser solicitada a partir desta terça-feira

Benefício contempla aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves ou câncer, desde que atendam aos critérios legais