30.6 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Ondas de calor e cima seco aumentam riscos à saúde em Mato Grosso do Sul

Especialistas alertam para cuidados com a saúde diante de altas temperaturas, baixa umidade e fumaça no ar.

O aumento das temperaturas e a intensificação do clima seco têm se tornado uma realidade frequente em Mato Grosso do Sul, trazendo não só desconforto, mas também sérios riscos à saúde da população. As altas temperaturas, combinadas com a baixa umidade do ar, representam um cenário perigoso para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Paulo Eduardo Limberger, diretor-geral do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), destaca que as consequências vão desde doenças de pele até problemas respiratórios e cardíacos. Entre as condições mais graves associadas ao calor estão a exaustão pelo calor e a insolação, que pode ser fatal se não tratada a tempo. Além disso, o clima seco agrava doenças crônicas e aumenta a mortalidade por doenças cardiovasculares.

Outro fator de preocupação é a fumaça, que tem coberto os céus do estado nos últimos dias. A inalação de material particulado, proveniente das queimadas, pode agravar problemas respiratórios e cardiovasculares, especialmente em pessoas com doenças pré-existentes. Para minimizar os impactos, médicos recomendam hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários de pico, e utilizar métodos para melhorar a umidade do ar nos ambientes internos.

As autoridades de saúde alertam para a importância de se adotar medidas preventivas, como evitar queimadas, que além de prejudicar a saúde, configuram crime ambiental.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo seguem até 29 de dezembro

O processo seletivo visa à contratação de profissionais por tempo determinado a fim de atender necessidade temporária de interesse público.

6º Prêmio Professor(a) da Infância reconhece e valoriza práticas pedagógicas na Educação Infantil

Durante seu pronunciamento, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, ressaltou a relevância do prêmio como política pública voltada à valorização da educação infantil.

Prefeitura recebe kits para modernização das salas de vacina das USFs pelo Governo do Estado do MS

Os kits foram doados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Central da Rede de Frio do Estado