30.3 C
Três Lagoas
sábado, 4 de abril, 2026

Onda de calor em MS se estende e temperaturas podem chegar a 40°C

Uma intensa onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul desde a última quarta-feira (12) deve persistir por mais tempo do que o inicialmente previsto, segundo atualização divulgada pela Climatempo. O fenômeno, que deveria durar dez dias, agora se estenderá até o dia 24 de fevereiro, última segunda-feira do mês, com temperaturas que podem alcançar até 7°C acima da média histórica para o período.

Em cidades como Campo Grande e Três Lagoas, a previsão é de que os termômetros marquem 38°C na próxima sexta-feira (21). Já em Porto Murtinho, os registros podem chegar a 40°C, marcando as temperaturas mais elevadas dos próximos 15 dias nesses municípios. O calor extremo tem preocupado moradores e autoridades, que alertam para os riscos à saúde, como desidratação e insolação.

De acordo com a Climatempo, o aumento das temperaturas não ocorre de forma uniforme em todas as regiões. “Algumas áreas aquecem mais rapidamente do que outras, influenciadas pela geografia local e por diferenças climáticas regionais”, explicou a empresa em nota. O pico do calor está previsto para a próxima semana, quando as máximas devem se intensificar de maneira generalizada em todo o estado.

Enquanto o calor avança, Mato Grosso do Sul também permanece sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A combinação de altas temperaturas e precipitações pode resultar em um cenário de desconforto térmico e aumento da umidade relativa do ar, potencializando a sensação de abafamento.

Os institutos meteorológicos continuam monitorando a tendência climática, e novas atualizações devem ser divulgadas nos próximos dias. Enquanto isso, a população é orientada a se hidratar constantemente, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos (entre 10h e 16h) e redobrar os cuidados com crianças e idosos, grupos mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo.

.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa do Procon aponta variação de até 118% nos preços de produtos de Páscoa em MS

Diferenças foram registradas em chocolates e pescados; consumidores devem redobrar a atenção na hora da compra

Detran-MS intensifica fiscalização nas rodovias durante o feriado prolongado

Ações seguem até domingo com foco na prevenção de acidentes, combate à embriaguez e orientação aos motoristas

MS avança no combate ao racismo com novo guia técnico inédito

Documento construído de forma coletiva orienta ações práticas contra discriminação racial e intolerância religiosa em todo o Estado