22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Onça é abatida e investigação das causas traz legista famoso a MS

30/11/2015 – Atualizado em 30/11/2015

Animal era monitorado por coleira eletrônica e vivia na região do Rio Negro

Por: Mídia Max

O médico legista Badan Palhares, de 72 anos, um dos mais renomados peritos do País esteve em Campo Grande nesta segunda-feira (30), atendendo a convite da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O objetivo era apurar a causa mortis de uma onça-pintada integrante do Projeto Onças do Rio Negro, que foi abatida na região de Aquidauana, no Pantanal Sul-mato-grossense

Palhares deixou claro que a ideia não era apontar os responsáveis pelo crime, mas participar de uma iniciativa da faculdade, que é preservar a fauna local. O trabalho foi acompanhado por peritos do Instituto de Criminalística, que pesquisaram a dinâmica da morte do animal.

“Minha presença é mais como colaborador e também para despertar nas autoridades locais e conscientização da importância de se implantar um setor de perícia para crimes ambientais. Com isto, além de punir os responsáveis, seriam coibidos novos casos”, afirmou o legista.

O animal era uma onça-pintada macho, de aproximadamente cinco anos. A captura para a implantação da coleira eletrônica aconteceu no mês de julho e por dois meses houve o monitoramento por satélite e sinais em VHF. Em setembro, cessaram os sinais do satélite. Foi feita, dois meses depois, uma nova busca e através do sinal VHF restos do animal foram encontrados em uma área de difícil acesso.

Como haviam vários sinais no crânio, não foi possível identificar o que realmente havia acontecido e decidiu-se então pelo convite ao legista Badan palhares, que prontamente aceitou.

No primeiro exame já ficou constatado que o animal apresentava uma antiga lesão na região das narinas. Já o tiro fatal acertou a face na região abaixo do olho e não chegou a perfurar a caixa craniana. Nos levantamentos feitos no local, chegou-se à conclusão que ela foi atingida em um local, agonizou por algum tempo e e buscou outro pontol para se refugiar, onde a carcaça foi encontrada.

Os peritos do Instituto de Criminalística constataram que o calibre da arma utilizada era superior a 22 e que não houve fragmentação do projétil. O exame indica que o disparo foi feito frontalmente e de cima para baixo.

A professora Thyara D’eco Suza e Araújo afirmou que o Projeto Onças do Rio Negro tem aproximadamente dois anos e atua em um espaço restrito. O objetivo é ampliar a área de atuação e monitorar um maior número de animais. Segundo ela,com isto além de monitorar os hábitos dos animais, será possível também conscientizar os proprietários quanto a preservação da fauna.

Badan Palhares

Fortunato Badan Palhares nasceu em São Paulo em junho de 1943 e foi graduado pela Unicamp em 1974 com graduação em medicina legal e anatomia patológica.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Seu nome ficou conhecido por ter trabalhado em vários casos policiais de repercussão como no morte de PC Farias (assessor do então presidente Fernando Collor de Mello) e de sua namorada. Palhares concluiu que Suzana Marcolino atirou em PC e depois suicidou-se.

Outro caso de repercussão foi a investigação da presença de “Chupa Cabras” em Minas Gerais, quando chegou-se a cogitar até mesmo que a morte de vários animais haviam sido provocadas por extraterrestres, fato totalmente descartado pelo legista.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.