35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

OMS declara epidemia de ebola na Guiné

27/06/2014 – Atualizado em 27/06/2014

Por: Diário MS / Folhapress

A atual epidemia de ebola na África é a mais grave já registrada devido ao número de pessoas infectadas, de mortos e por sua distribuição geográfica em três países simultaneamente, alertou nesta quinta-feira (26) a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar dos esforços feitos por autoridades de saúde e organizações internacionais para conter a propagação da doença, a OMS registrou 635 infecções, incluindo 399 mortes na Guiné, Serra Leoa e Libéria desde que o surto começou, em fevereiro.

A crise já representa o surto mais mortal desde que o ebola emergiu na África, em 1976, e o número de infecções continua a crescer.

“Este não é mais um surto específico de um país, mas uma crise sub-regional que requer ação firme de governos e parceiros”, disse Luis Sambo, diretor regional da OMS para a África, em uma comunicado.

“A OMS está preocupada com a recorrente transmissão além das fronteiras de países vizinhos, assim como o potencial de propagação internacional”, disse ele.

A organização enviou 150 especialistas para a região para trabalhar em atividades como vigilância epidemiológica, comunicação, mobilização social, luta contra a infecção, logística e gestão de dados.
Apesar disso, o número de doentes e mortos aumenta a cada dia, enquanto os distritos afetados aumentaram nas últimas três semanas.

REUNIÃO ESPECIAL

Em resposta à piora de crise, a OMS disse que vai realizar uma reunião especial de ministros da Saúde de 11 países em Acra (Gana), nos dias 2 e 3 de julho, para desenvolver um plano abrangente de resposta entre os países.

O ebola –com uma taxa de mortalidade de até 90%, sem vacina ou cura conhecida– ainda não havia ocorrido anteriormente na região do oeste da África.

O vírus inicialmente causa febre, dores de cabeça, dores musculares, conjuntivite e fraqueza, antes de ir para fases mais severas, com vômito, diarreia e hemorragia interna e externa.

O contágio da doença se produz por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados. (Folhapress)

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros