28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Olimpíada de Matemática bate recorde e alcança 99,9% dos municípios brasileiros

A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) bateu dois recordes: maior número de escolas, com 56.513 instituições participantes, e a incrível marca de 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.

Os números são um marco da Olimpíada realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ao todo, 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio vão participar da maior competição científica do país.

“Vinte anos depois de termos iniciado a OBMEP, ela continua crescendo e batendo recordes de participação, numa notável vitalidade: em 2024 alcançamos a marca impressionante de 56.513 escolas em 5.564 municípios brasileiros”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Neste ano, as provas da Olimpíada serão aplicadas em 4 de junho (1ª fase) e 19 de outubro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 20 de dezembro. Premiados com medalha nacional de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr), que oferece aulas avançadas em matemática e uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas premiados que integram o programa.

A OBMEP irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a Olimpíada também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. Importante destacar que a premiação estadual não permite acesso ao PIC.

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e do Ministério da Educação (MEC). A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Fonte: IMPA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026