26.5 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Oficina de Semiótica é disponibilizada para professores na UFMS de Três Lagoas

29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014

O curso tem a intenção de apresentar o conteúdo a classe de docentes da cidade

Por: Ray Santa Cruz

O ministrante do curso o Professor Dr. Valdenildo dos Santos, destacou que a oficina Semiótica: Da produção à Desconstrução do sentido do texto verbal, não verbal e sincrético, é voltado para professores do município, pois á sabido da necessidade desse conteúdo para os docentes.

O público alvo são professores que trabalham com produção e interpretação de textos, e demais professores, inclusive de inglês que trabalham com textos.
A semiótica pode ser trabalhada em conteúdos teóricos de três escolas específicas, sendo uma americana, uma russa e a escola francesa. As teorias são embasadas em cima da ciência da significação.

As oficinas acontecem: dia 9 e 16 de Agosto, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00, com aulas teóricas e praticas. Com a aplicabilidade de 18 a 29 de Agosto, tendo a divulgação de resultados dia 30 de Agosto das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.

A carga horária do curso é de 21 horas teóricas e práticas (presencial) e 19 horas de preparação e aplicabilidade (não presencial).

Informações e inscrições dos interessados podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e [email protected] até 07 de agosto de 2014. Ou pelo telefone 67 9259 3497.

Santos afirma que a oficina é de extrema importância, já que o Brasil há uma elevada falta de leitura e quando se fala em leitura crítica o problema é mais agravante. O curso deve contribuir para os colegas de profissão que trabalham na rede pública de ensino no sentido de trazer mais esse instrumental, levando melhores estratégias para a interpretação de texto.

Para o professor a semiótica tem o poder de desenvolver a percepção em torno dos objetos, desde o acordar o indivíduo tem uma série de textos em volta, “uma vez que você faz semiótica, jamais você será a mesma pessoa” afirma Valdelino dos Santos.

A semiótica mostrará essa série de mecanismos que “influenciam e manipulam” as pessoas durante o dia. O curso é gratuito.

Professor Dr. Valdenildo dos Santos, ministrante do curso.Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

Iniciativa envolve parceria com a Casa dos Ventos, com investimento de R$ 5,12 bilhões

MS tem o 2º maior crescimento do PIB do país em 2023

O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%).

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.