26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Obra de R$ 9 milhões da nova UNEI está totalmente abandonada

09/11/2015 – Atualizado em 09/11/2015

A Unidade foi inaugurada por André Puccinelli (PMDB) em dezembro de 2014 com muita festa e promessas de inicio das atividades

Por:Redação

No dia 17 de dezembro de 2014, o Governador André Puccinelli (PMDB) inaugurou as novas dependências da UNEI (Unidade Educacional de Internação) Masculina Tia Aurora, localizada no Jardim Imperial, em Três Lagoas (MS). Com capacidade para 70 adolescentes, a unidade é a maior do Estado e uma das mais modernas do país.

Com investimentos de R$ 9 milhões, o espaço é destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas de adolescentes que cometeram atos infracionais. Além de Três Lagoas, a unidade iria atender os adolescentes em conflito com a lei, os municípios de Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Inocência, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

A nova sede da UNEI conta com recepção, bloco de administração, ambulatórios médicos e odontológicos totalmente equipados, alojamentos de agentes e guaritas para a Polícia Militar, oficinas, amplo e moderno refeitório, lavanderia, alojamentos, salas de aula, quadra de esportes equipada e passarela coberta. quadra coberta e campo de futebol society.

Há poucos dias de completar um ano de inauguração, a nova sede ainda não foi utilizada.

Nossa reportagem foi acionada por um morador da região para registrar o total abandono do local. Segundo o denunciante, a nova sede está servindo de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas, e também serve de refúgio para criminosos se esconderem até a “poeira baixar”.

Para nossa surpresa, na nova UNEI não havia nenhum serviço de segurança patrimonial e todas as portas e portões estavam abertos. No interior é fácil notar o abandono, pois a sujeira e o mato tomaram conta de todas as dependências.

O morador que acompanhou nossa visita deu a sugestão para que a administração municipal solicite por empréstimo, o local para servir de creche e outros serviços voltados para crianças e idosos, enquanto o Estado não coloca a UNEI para funcionar.

Enquanto a nova sede está totalmente abandonada, a UNEI continua funcionando em uma casa alugada na Rua das Marias, no Parque São Carlos, e está parcialmente interditada, pois sua capacidade é para 12 internos e, segundo informações abriga atualmente 22.

A presença da UNEI em uma residência na área urbana, sem a estrutura adequada (guaritas para vigilância constante) acarreta preocupação em moradores da região, pois o perigo de acontecer alguma coisa é real, visto o principio de rebelião ocorrido no último dia 26 de outubro deste ano.

Adão José, Simone Tebet, Márcia Moura, André Puccinelli, Marisa Rocha e Tonhão

Sede atual da UNEI

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto garante prioridade a mães solo em vagas não preenchidas do Sine

Projeto busca ampliar a inserção de mulheres chefes de família no mercado de trabalho formal A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara...

Rodovias de MS têm mais de 14,5 mil motoristas flagrados sem CNH em 2025

Alto número de condutores irregulares reforça debate sobre mudanças nas regras para obtenção da carteira de habilitação As rodovias de Mato Grosso do Sul registraram,...

Rede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS

Estrutura regionalizada coordenada pela SES fortalece o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em Mato Grosso do Sul A rede de assistência oncológica...