24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

OAB/MS contesta na Assembleia projeto de lei do TJ que possibilita fechamento de comarcas em MS

30/08/2013 – Atualizado em 30/08/2013

Por: Assessoria

Nessa quinta-feira (29), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, participou de sessão na Assembleia Legislativa para alertar os deputados sobre os riscos do projeto de Lei 131/13 encaminhado pelo Poder Judiciário do Estado que altera a legislação para criação, elevação, rebaixamento e extinção de comarcas. O principal alerta é que uma das modificações pode resultar no fechamento de 16 comarcas em Mato Grosso do Sul, prejudicando cerca de 270 mil pessoas. Na próxima semana, a OAB/MS irá protocolizar petição com cópia do projeto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conhecimento e providências.

O projeto altera os dispositivos da Lei 1.511/94, que regulamenta o Código de Organização e Divisão Judiciárias. A principal mudança prevê o fechamento de comarcas em cidades com menos de 15 mil habitantes, contrariando a lei anterior que previa comarcas em cidades com no mínimo 10 mil habitantes. Outra mudança prevista é quanto à movimentação mínima de feitos para manutenção de uma vara. Anteriormente, eram necessários pelo menos 200 feitos e, pelo projeto, o número passa a ser de 1.200.

“Não podemos permitir um projeto que afronte o direito do cidadão de acesso à Justiça. Não aceitamos, como justificativa, que tal proposta leva em consideração o custo para se manter as comarcas em atividade, porque a Justiça não tem como fim o lucro financeiro”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar. O presidente lembra ainda que o projeto não pode ser votado já que há uma pendência de julgamento no CNJ em relação à liminar concedida em julho e ratificada no início de agosto, a pedido da OAB/MS, contra o fechamento das comarcas de Angélica e de Dois Irmãos do Buriti, que seriam desativadas pelo Tribunal de Justiça do Estado. O julgamento suspendeu os efeitos da Resolução nº 92/2013 do TJ/MS para desinstalação provisória das comarcas.

Os deputados Pedro Kemp e Osvane Ramos propuseram a realização de uma audiência pública onde serão convidados o Tribunal de Justiça, a OAB/MS, prefeitos e vereadores das cidades e a população em geral, que é a maior prejudicada pelo referido projeto. “Nós, defensores do bem-estar dos cidadãos, entendemos que uma proposta como essa vai trazer inúmeros prejuízos à população”, disse Osvane. A sessão de hoje contou ainda com a presença do presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Lucas Rosa.

Julio César Presidente da OAB/MS, em participação na Assembleia Legislativa.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...